terça-feira, 23 de setembro de 2025

São Cristóvão pela Europa (319).

 

 

 

O Putstertal, o Vale do Puster, estende-se entre os Alpes Centrais e os Dolomitas, desde a fronteira com a Áustria até Bressanone. Fazia parte de uma das principais rotas comerciais da Europa medieval, a Strada d’Alemagna. Ligava Veneza ao Norte. Circulava o vinho de Sul para Norte e o sal de Norte para Sul.

Não é de admirar que o caminho estivesse repleto de murais de São Cristóvão avistáveis pelos viajantes nos seus perigosos trajectos. Vou apresentar catorze!

É o caso da igreja de São Jorge de Tesido (Taisten), datada do Século XV, uma das mais antigas da rota. Caracteriza-se por uma mistura de românico e gótico e por um grande fresco exterior de 1498, da autoria do pintor tirolês Simon von Taisten.

 



Em Valdaora di Sopra (Oberolang), a igreja paroquial foi consagrada em 1472. Durante um restauro da fachada em 1997, fez-se uma sensacional descoberta. Um São Cristóvão com 8 metros de altura foi trazido à luz do dia. Tinha sido coberto de gesso no Século XVII e perdera-se na memória local. É da autoria de Friderich Pacher, outro pintor tirolês.




Muito perto, em Valdaora di Mezzo (Mitterolang), a igreja paroquial tem Santo Egídio como patrono.

Possui uma imagem do nosso Santo. No interior, um altar é dedicado aos catorze santos auxiliares, várias vezes aqui mencionados. Entre eles, Santo Egídio e São Cristóvão.

 


 



 

                                                                Fotografias de 4 de Agosto de 2025

                                                                                                   José Liberato




1 comentário:

  1. Que maravilha!! E nós, ter-mos o previlégio de apreciar tudo isto no conforto das nossas cadeiras, obrigado mais uma vez pela partilha.
    Ficamos à espera de mais.
    Um abraço...

    ResponderEliminar