quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A experiência de Auschwitz.


 
Auschwitz
Agosto de 2015
 
 
Há dois ou três dias, causou escândalo em certos meios a instalação, à entrada do Museu de Auschwitz-Birkenau, de chuveiros para os visitantes. A direcção do Museu justificou-se com as elevadas temperaturas no local, perto dos 37 graus, como conta o Times of Israel. Isso não foi suficiente para aplacar os ânimos dos mais indignados. Uma exposição notável no MOCAK – Museu de Arte Contemporânea de Cracóvia aborda, entre outros temas, a «indústria do Holocausto», com instalações desconcertantes. A experiência de Auschwitz, assim se chama a mostra, que vi em Julho e sobre a qual escrevi aqui, no Observador.   
 
 
 

2 comentários:

  1. Caro António, gostaria muito de ler a sua opinião das fotos da criança de 3 anos imprensa nas primeiras páginas da imprensa nacional e internacional.
    Justifica-se a imagem do Público e Vanguardia? Não tem muito mais força, até pelo que esconde as do E Pais e El Mundo, e, pasme-se, do Daily Mail? (Parecidas às DN e JN que infelizmente ainda mostram o rosto da criança, e isso faz muita/toda a diferença)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua sugestão e simpáticas palavras. Confesso que sou incapaz de lhe responder, desde logo porque não estudei nem li muito sobre essas imagens. Só vi a imagem do «El País» depois de ter visto a do «Público», pelo que, num certo sentido, a minha visão já estava «contaminada» pela fotografia, por assim dizer, mais «explícita». Agora diz-se mais «impactante», não é?

      Cordialmente

      António

      Eliminar