segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Dúvida cruciante.

 
 
Tintoretto, Criação dos Animais, 1551-52

 
         Sobre o quadro de Tintoretto «Criação dos Animais» já muito foi escrito. Com Deus Criador suspenso nos céus, alado e em movimento, este óleo de 1551-52 encontra-se actualmente exposto na Galeria da Academia, em Veneza. Inspira-se na tela de Ticiano «Baco e Ariadne», que está na National Gallery, em Londres. Há quem diga que as aves e os peixes se concentram no lado esquerdo da imagem e os mamíferos no lado direito, o que só em parte é verdade (há um par de gansos no canto superior direito). E está lá um unicórnio, todos o vêem.
 
Ticiano, Baco e Ariadne, 1522-23
 

 
 
      Olhando com calma, quer-me parecer que uma cabeça de veado emerge do lado direito da tela, quase imperceptível. Está lá um outro veado, é certo. Mas parece mesmo uma cabeça de veado , ali onde a assinalo. Tentei saber mais, para confirmar ou infirmar esta impressão. Não consegui. Apelo à ajuda de leitores mais bem informados do que eu, ou seja, de quase todos os que acabam de passar os olhos por estas pungentes palavras.
 
 

4 comentários:

  1. Não tenho dúvida de que, ali onde você assinala, há uma cabeça de veado, mas não a teria notado se você não chamasse atenção.

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  2. Muito obrigado, caro Rubem, confesso que tinha muitas dúvidas sobre esta pretensa «descoberta»

    Um abraço grato

    António

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  3. Que tal comparar com a Criação do Mundo do nosso Vasco Fernandes, que se pode ver em Lamego? Também tem um unicórnio e, não menos curioso, um papagaio/arara, deslumbrante ave do Novo Mundo. Um toque português?

    Abraço

    António Cabral

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