sábado, 6 de abril de 2019

Carta do Japão.

 
 

 
Há bocado, no parque que ladeia o rio Kotsuku, entre as pontes Takami e Nanshu, aqui em Kagoshima (sul do Japão), sentei-me a descansar. Um puto pequenito deve-me ter achado esquisito e interpelou-me. O pai acompanhou a curiosidade do filho e disse-me qualquer coisa. Como não nos percebíamos entrou em acção o Google translater em modo voz, que deu para saber que o jovem pai perguntava de onde eu era.
Quando me ouviu dizer Portugal, percebi-o a dizer:
- Portugalo? Christian?
E eu, embora não o sendo muito, acenei-lhe logo que sim pois estava já a ver alguém interessado nos portugueses que aqui chegaram em 1543, na missionação que se lhe seguiu, nos nomes de São Francisco Xavier, Luís Fróis; quem sabe, Wenceslau de Morais; ou até alguém que tenha visto o Silêncio de Scorsese.
Mas ele continuou:
- Cristiane, Quaresma, Nani...
 
José Lopes
 
 

4 comentários:

  1. Provavelmente não percebeu uma homenagem que lhe faziam pela circunstância de ser "filho" de portugueses.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Kristang_people

    Acontece com muito boa gente. Designadamente com aquela que desgraçadamente nos vem desgovernando...

    ResponderEliminar
  2. Vá lá que se lembraram do Quaresma e do Nani, porque se citassem Francisco Xavier era um bocado assim como nomearem o Pepe: um e outro, Pepe e Francisco Xavier, jogaram na seleção portuguesa mas eram e são estrangeiros. Um de Navarra outro do Brasil!:)

    ResponderEliminar
  3. E essa do Christian, não seria o Ronaldo?

    ResponderEliminar
  4. Comentario delicioso.

    Eu conto a historia do post de outra maneira. Estava o José Lopes a postar no blogue Malomil, chegou perto dele um comentador Xico a perguntar do que é que ele estava a falar...

    Boas

    ResponderEliminar