domingo, 28 de abril de 2019

Dois livros.


 
 
     Na categoria da literatura antidepressiva, a frondosa selecção de crónicas gastronómicas de Miguel Esteves Cardoso, Comes e Bebes: De que é que estavas à espera? Vale todos os cêntimos que o livro custa, um festival hedonista (e um pouco gastador e consumista…), escrito por uma mão de luxo, das melhores de Portugal. Já agora, para quando uma edição das outras crónicas de MEC no Público, as vinhetas breves que nos iluminam os dias? Mais ou menos pela mesma altura em que me embrenhava nas volúpias alimentícias de MEC, veio parar-me às mãos, por um acaso, um livro que desconhecia, Coisismos, doutro grande, enorme nome, o Paulo Varela Gomes. É um breviário já antigo, de 1990, ao que parece à venda aqui, um repositório de textos breves sobre coisas. Isso mesmo: coisas, objectos, modas, tendências, um pouco à maneira das mitologias de Barthes, escrito com a estrondosa inteligência e a imensa finesse d’esprit de Paulo Varela Gomes, cujas crónicas na imprensa também deveriam – ai se deveriam! – ser compiladas na íntegra, numa edição completa e exaustiva, pois são do melhor que por cá temos, do melhor, do melhor que por cá temos, saudosamente melhor. 
 
 
 

 

3 comentários:

  1. As crónicas do MEC no semanário Expresso também seria muito interessante terem edição em livro. Já o caso de Paulo Varela Gomes, tenho felizmente este livro, que comprei na época em que saiu, mas todas as suas crónicas são de uma enorme lucidez e bem mereciam ser recuperadas em livro, como muito bem refere. Juntaria a PVG mais quatro cronistas de que gostava muito de ler Tereza Coelho, Alexandre Melo e João Pinharanda, na época em que António Mega Ferreira era chefe de redacção do JL e o inevitável Eduardo Prado Coelho.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Nao concordo. As actuais cronicas de MEC no Publico sao chochas larachas telegraficas, o mais das vezes vacuas, triviais e sem graca. So a assinatura MEC justifica a sua publicacao. Muito longe do velho MEC, especialista em surpreender glorias e vergonhas lusitanas em flagrante de delito.
    Sou tambem da opiniao de que MEC, no que aos comes e bebes diz respeito, so tem piada na parte dos costumes. Quando resvala pela tentacao de exibir a sua erudicao gastronomica, o resultado chega a dar vergonha alheia, tanto e o disparate ventilado. Ver, por exemplo, a celebre discussao sobre ameijoas e limoes, entre MEC e o autor do blog "Gosto de comer bem", Joao Vasconcelos Costa. Quando escreve sobre gastronomia espanhola e os habitos dos indigenas do lado, tambem sai cascata de asneiras. Enfim, gostos...

    ResponderEliminar