segunda-feira, 8 de junho de 2020

B5: Bambo nº 5 (2/5)







Para a 5ª sinfonia beethoveana de hoje é necessário empenhamento, espírito de aventura e atenção fina para uma audição em duas etapas: a 1) e a 2). Não é possível, desta vez, começar pela segunda, muito menos sem preparar a primeira. Ajuda, ainda, alguma bonomia face à qualidade audiovisual deficiente de alguns documentos. Enquanto não sabem que são históricos, podem ser bastante negligentes na apresentação.

1) A etapa propedêutica é esse clássico a sul do Equador, o Mambo nº 5, de Pérez Prado e a sua orquestra. Quem preferir pode também entrar aqui, com o “plus” coreográfico e a vivacidade “live” a compensarem a qualidade sonora abaixo de fraca.




2) Mau grado a qualidade visual do vídeo que se segue, também ela deficiente, quem respeitou a ordem instituída neste post estará agora em plenas condições de identificar o original híbrido que é a proposta nipónica de Akira Miyagawa e da sua orquestra de jovens músicos, sendo para tal obrigatória a visualização integral do primeiro minuto. Poderá depois, num eixo geomusical Norte-Sul-Ocidente-Oriente, desfrutar a título opcional da própria felicidade do maestro, particularmente patente a partir do momento 2’35’’.




Manuela Ivone Cunha








Sem comentários:

Enviar um comentário