sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

French Kiss - 6

.
.


Leya recolhe livros por suspeita de plágio a Felícia Cabrita
Sol
6 de Janeiro, 2012
por Margarida Davim
.
Vão ser retirados do mercado todos os exemplares da obra Mulheres de Ditadores, de Diane Ducret. A decisão foi tomada pela editora Casa das Letras (do grupo Leya), depois de o SOL ter noticiado que a jornalista Felícia Cabrita se prepara para ir para os tribunais com uma acusação de plágio contra a escritora francesa.
«Porque entendemos que esta situação não pode esperar, decidimos preventivamente suspender toda a distribuição e comercialização da obra», explica Marta Ramires, coordenadora editorial da Casa das Letras, num e-mail enviado à jornalista do SOL.
A editora explica a decisão com a preocupação do grupo de estar «na primeira linha do combate à contrafacção, ao plágio, à deturpação de originais, concorrência parasita e demais actos que, por ilegais, devem ser severamente punidos». Segundo a Casa das Letras, dos 3.000 exemplares produzidos, há 446 em armazém e encontravam-se nas bancas, até à véspera de Natal, cerca de 1.800. Todos estes livros serão recolhidos.
Em causa estão as semelhanças – detectadas e divulgadas pelo blogue Malomil – entre o capítulo de Diane Ducret sobre a vida privada de Salazar e o livro da jornalista, Os Amores de Salazar.

Também no jornal Público.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário