quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Histórias da realidade improvável - 50

.
.

.
Gaffe está a causar polémica

Governante francesa recomenda aos sem-abrigo que fiquem em casa

A secretária de Estado da Saúde francesa, Nora Berra, não conseguiu evitar a polémica sobre os conselhos contra o frio, apesar de ter retirado do blogue pessoal a recomendação para os "sem-abrigo ficarem em casa".
.

A governante recomendou na sexta-feira às "pessoas mais vulneráveis evitarem sair de casa". Através de uma mensagem que publicou no final da semana passada no blogue pessoal, Berra referiu que as populações mais vulneráveis devem "evitar sair" incluindo "os sem-abrigo, crianças, idosos" ou com problemas de saúde: "Pessoas com certas patologias crónicas, cardiovasculares, respiratórias ou endócrinas".
A «gaffe» podia ter passado sem ter sido notada, mas o jornal ‘Liberátion’ detectou que a governante acabou por retirar do blogue as referência aos sem-abrigo e que a frase foi quase de imediato comentada por utilizadores da rede social Twitter, cujo o sistema não permite apagar as mensagens publicadas.
Os comentários à frase de Nora Berra sobre o frio e os sem-abrigo referem falta de sensibilidade e comparam mesmo os conselhos da secretária de Estado ao comentário da rainha Maria Antonieta, guilhotinada em 1793 na sequência do processo da Revolução e que de acordo com a tradição popular disse sobre os pobres com fome: "se não têm pão, que comam bolos".
Entretanto Nora Berra escreveu na terça-feira no blogue que está a ser vítima de uma controvérsia fabricada e desnecessária.
A vaga de frio que se faz sentir no continente europeu já causou mais de 450 mortos, sobretudo idosos e sem-abrigo.

Correio da Manhã

.

1 comentário:

  1. Uma gaffe destas, qualquer um a tem. Este tipo de indignação, é um sinal da hipocrisia que há actualmente, inclusivé em França, em que são assassinados a todo o momento bébés no ventre materno..., e com isso, não se preocupam!

    ResponderEliminar