domingo, 31 de março de 2013

Assim, não.

. . .


.
,.
Alegada imagem de Angela Merkl quando jovem e outra, mais recente, da chanceler alemã



 
Começou  há pouco a circular a toda a brida na Internet uma imagem que, supostamente, é de Angela Merkl, quando jovem, praticando nudismo. Quem publica a imagem (aqui, por exemplo) não parece estar muito seguro de que se trate sequer da actual chanceler alemã. E, mesmo se for, a pergunta impõe-se: será legítimo publicar esta imagem? Era crime ou reprovável praticar nudismo? Ainda ontem recebi um mail de um grande advogado, pessoa que muito estimo e admiro, sobre esta curiosidade excessiva – e nociva – em torno das juventudes de pessoas hoje famosas. Que temos nós a ver com esses passados, sobretudo se nada têm de ilícito ou censurável? Há dias, na linha da Reductio ad Hitlerum de que falava Leo Strauss, ou da famosa Lei de Godwin, um artigo de opinião de um catedrático de Sevilha, saído no El País, comparava Merkl a Hitler. Foi retirado horas mais tarde, felizmente. Não é assim que se critica Angela Merkl e a sua política. Para quem quiser algo mais construtivo e saudável, recomendo muito um livrinho de Ulrich Beck que saiu há pouco entre nós: A Europa Alemã. De Maquiavel a «Merkievel»: Estratégias de Poder na Crise do Euro. Discutível em muitos aspectos, mas lúcido e com argumentos racionais.
 
 
António Araújo

3 comentários:

  1. A ver se entendi : nudismo na defunta RDA ?...

    ResponderEliminar
  2. Se fosse um homem, uma imagem nu não teria nenhuma relevância. Sendo mulher, atacam-na com estes meios cobardes. Quem tem bons argumentos não precisa disto.

    ResponderEliminar
  3. E considerar nudismo um crime é patético. E os alemães sempre foram adeptos dessas práticas. Aliás é aceite que o naturismo moderno terá começado exactamente na Alemanha.

    ResponderEliminar