terça-feira, 5 de março de 2013

Mother and Child (1953).









Elliott Erwitt, Mother and Child, 1953
 





Ellen tinha nascido há seis dias quando o pai lhe tirou esta fotografia. Elliott Erwitt, o pai, tinha 24 anos e acabara de abandonar o Exército. A imagem foi captada no Verão de 1953, no Upper East Side de Manhattan. Ganhou um prémio na altura, mas Elliot declinou a distinção, pois a mesma implicava a perda  dos direitos de autor sobre a fotografia da sua mulher e da sua filha, na companhia do gato Brutus. «Foi provavelmente das decisões mais inteligentes que tomei na vida», disse Erwitt, acrescentando que os direitos desta fotografia pagaram várias vezes a educação de Ellen. Mother and Child tornou-se uma das imagens mais reproduzidas da época, figurando na célebre exposição Family of Man, organizada em 1955 por Edward Steichen.  

 
Elliott Erwitt. Fotografia de David Seymour, co-fundador da Magnum, com Lucienne Matthews e dois dos seus filhos, Misha e Ellen (Paris, 1956). 
 
 

         A mãe que contempla a recém-nascida era uma refugiada, Lucienne Matthews. O casal divorciar-se-ia poucos anos depois, ficando Lucienne com quatro crianças a cargo. Quatro crianças, que tinham entre um e sete anos. Na Europa, vivera sob o domínio nazi nos Países Baixos e, segundo conta um dos seus filhos, o fotógrafo Misha Erwitt, em casa eram conhecidas as histórias da fome que passou num orfanato, nas mensagens que escondia nos livros de escola e passava à resistência holandesa, do dedo esmagado por uma espingarda nazi. Sozinha, criou os quatro filhos,  arranjando vários empregos, o mais duradouro dos quais como funcionária da Pan Am. Depois de os filhos crescerem, voluntariou-se para dar aulas de inglês a filhos de imigrantes e adoptou duas crianças vietnamitas que a tratavam por «Avó». O gato Brutus, que se vê na fotografia, era apenas mais um entre os vários animais abandonados que Lucienne trazia para casa. Lucienne teve doenças graves, criou sozinha quatro filhos, adoptou outros dois. No final da guerra, não tinha ninguém, toda a sua família desaparecera. Na América, criou uma família com Elliott, e depois sem ele. The Family of Woman. Segundo o fotógrafo, Mother and Child foi apenas um «instantâneo», mais um dos muitos snapshots que o celebrizaram. Não vou divagar sobre a beleza pura desta imagem, nem sobre a delicadeza da luz ou sobre a sua composição perfeita. Muitos outros já o fizeram, e muito melhor do que eu. Para o autor, aliás, tudo não passou de um «instantâneo», que captou por mero acaso. Erwitt é muitas vezes desvalorizado como fotógrafo, sendo considerado demasiado frívolo ou excessivamente óbvio. Mas digam o que disserem, esta é uma das mais comoventes madonnas que o século XX produziu.     
 
 
António Araújo   
 
 
 
 
 
 

1 comentário: