quarta-feira, 6 de março de 2013

Costumes Nupciais dos Animais.

. . .
.
.




Os amores de sultão do Veado:

«Ao ouvirem ao longe a sua voz grave [do veado sultão] e trémula, os veados mais novos, que rondavam as fêmeas à distância, aproveitam a ocasião e aproximam-se. Sem perder tempo, as fêmeas acolhem-nos favoravelmente, e quando o macho ciumento regressa após a sua curta ausência pode à vontade erguer a cabeça orgulhosa: já foi logrado.»

 

As núpcias do Cabrito-montês:

«Podemos chamar-lhe casamento, visto que um cabrito-montês e a respectiva companheira, unidos por uma afeição recíproca, se conservam juntos até à morte de um deles […] A história de um casal de cabritos-monteses é a de um casal feliz.»

 

Camelos:

«O macho, igualmente, rodeia de cuidados as fêmeas que pretende conquistar. É para elas de uma meiguice inesperada, embora recorra, para apagar o seu desejo impetuoso, à violência e à brutalidade. Os sentimentos que nutre pelas fêmeas são nobres […]»

 

O Porco:

«A fêmea em liberdade procura impetuosamente o macho. Se não o encontra, atira-se às outras fêmeas, num simulacro do acto desejado, e chega a perseguir o pastor, colocando-se diante dele em atitudes sugestivas.»

 

Aracnídeos:

«A união dos aracnídeos é precedida de manobras extremamente curiosas, que podem ser consideradas das mais notáveis que têm sido observadas nos animais. Foram, por vezes, qualificadas como “danças nupciais”, o que no fundo é bastante exacto, a apesar do que esta explicação possa encerrar de humano, desde que admitamos que a dança, duma maneira geral, tem sempre uma significação mais ou menos erótica.»

 

«O macho Dydera tem uma companheira particularmente temível: as suas garras abrem-se quando ele se aproxima; o macho, porém aguarda o momento favorável e salta para o dorso da fêmea, começando a esfrega-la com as patas. Serão agradáveis estas carícias? O caso é que, alguns momentos depois, a atitude da fêmea transforma-se por completo; de ameaçadora, torna-se conciliadora, e até dócil.»

 

Peixes, Ceratidae:

«[…] apanharam-se fêmeas com um ou dois macho fixados aos seus flancos, e mais um ou dois à cabeça. O casal deixa de formar um “ménage à deux” para ser de três ou de quatro. Em semelhantes circunstâncias, a prática do dever conjugal passa a constituir um verdadeiro enigma.»

 

Batráquios:

«Como sucede com o macho da rã, também o sapo macho, na sua fúria sexual, pode abraçar um macho da sua espécie, uma fêmea morta, um dedo ou um pedaço de pau, etc. Em particular, verificou-se que nos lagos onde existem carpas, os sapos podem ocasionar verdadeiras hecatombes agarrando-se ao focinho dos peixes e espetando-lhe os dedos nos olhos.»

 

Aves:

«O mais alto grau de desenvolvimento é, porém, fornecido, pelos casos de monogamia durável [...] A fidelidade conjugal, neste caso a atracção mútua manifestada por um macho e uma fêmea, observa-se com frequência entre as grandes aves de rapina, e é sobretudo bem conhecida no papagaio, ave com um notável desenvolvimento psíquico: cada casal manifesta a sua dedicação prolongada através de toda a existência, os maiores testemunhos de ternura recíproca […] macho e fêmea cercam-se um ao outro de mil cuidados e delicadas atenções, sempre renovadas.»




4 comentários:

  1. Outro grande misterio da natureza, é o amor entre ouriços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Este livro, apesar de algumas cenas entre os peixinhos e a própria porca, que à falta de macho que vai a todas e todo o que mexe (deve ter havido muito pastor verdadeiramente transespécie no seu munus laboral e no seu relacionamento com as porcas), poderá ser considerado homofóbico, já que aquilo que predomina são as relações macho/fêmea (com encornanços à mistura, pelo menos nos veados). Vejam lá se não não haverá algum paineleiro (palavra que advém dos paineis) que veja isto e se vá queixar ao opus gay (aonde andas tu zerzedelo????), à pantera rosa ou mesmo ao D. Carlos Azevedo!!!!

    ResponderEliminar
  3. publique sobre o cãoooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!é urgente até dia 03/06/2014
    não existe mais nenhum site que tenha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar