quinta-feira, 28 de março de 2013

Metaphysics as a Guide to Morals: the Zirinha's grillo question.

. . .


Cantor pimba processado por brincar com «o grilo da Zirinha»

Polémica na zona de Braga chegou a tribunal

 

 

Um compositor e cantor popular de Padim da Graça, Braga, está a ser julgado por alegada difamação a uma empresária da mesma freguesia, que pede uma indemnização de 6.000 euros por uma canção sobre «o grilo da Zirinha».

A queixosa, de nome Alzira e vizinha do cantor, alega que o tema insinua que os dois «tiveram um caso amoroso» e que a canção a torna alvo de chacota popular. Diz ainda que até as crianças da freguesia já cantam «o grilo da Zirinha» e que sempre que ouve o tema fica «uma pilha de nervos».

Na primeira audiência do julgamento, que decorre no Tribunal de Braga, a queixosa ficou nervosa, desmaiou e teve de ser assistida por um médico do INEM, quando o juiz decidiu «passar» aquele tema.

O tema chama-se «Cacei o grilo» e faz parte de um CD lançado pelo cantor Miguel Costa, sendo por este cantado nas festas e eventos em que participa.

O cantor estará, assim, a ganhar dinheiro à custa do «grilo da Zirinha», pelo que a empresária de Padim da Graça quer ser indemnizada, informa a agência Lusa.


A segunda sessão do julgamento foi preenchida com o depoimento de uma sobrinha da arguida, que «dissertou» sobre a conotação sexual da palavra «grilo» e sobre os vários outros nomes por que é conhecida, na gíria popular, a vagina. Aquela testemunha, professora, manifestou-se convicta de que, com a letra daquela canção, o arguido quis sugerir que mantivera um relacionamento sexual com a tia. Uma convicção que manteve mesmo depois de confrontada com certos textos de Gil Vicente ou mesmo com a «A garagem da vizinha» de Quim Barreiros, para aferir do eventual tom de brincadeira da canção.

O arguido negou a intenção de difamar ou de ofender quem quer que fosse, disse que tinha uma relação «de grande amizade pessoal» com a queixosa e sublinhou que na freguesia há mais que uma Alzira. Alegou que foi tudo uma questão de rima.

Na letra, Miguel Costa apresenta a Zirinha como amiga e diz que um dia lhe pediu para que a ela a deixasse tocar no «grilo». «Zirinha não pôs isso em questão», não disse que não, e então o cantor começou «a apalpar». No refrão, João Miguel repete, alegremente «Cacei o grilo na toquinha, cacei o grilo à Zirinha».

Aqui fica a música «Cacei o grilo», numa atuação de Miguel Costa com Marta «no festejo do 25° aniversario do Autocarro das 6 da Radio Voz do Neiva».







 

1 comentário:

  1. Devia ser processado antes pela qualidade da actuação e reacção "eufórica" do público :)

    ResponderEliminar