segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Azorean Maritime Heritage Society.










Fotografias de Onésimo Teotónio de Almeida




A Azorean Maritime Heritage Society foi criada para afirmar a história da baleação açoriana em New Bedford numa altura em que o New Bedford Whaling Museum, uma instituição profundamente yankee, não prestava atenção quase nenhuma ao papel dos açorianos na baleação. Os anos passaram e a sociedade foi-se impondo, a velha guarda do Museu dos Baleeiros foi sendo substituída, muito se foi investigando sobre o papel dos açorianos (e caboverdianos também) na baleação americana e hoje há um reconhecimento pleno desse papel. A nova direcção, liderada pelo irlandês James Russell e apoiada por um Board of Trustees bem mais aberto, alterou profundamente o estado de coisas e a presença açoriana nas galerias do museu é cada vez maior. Há mesmo uma Azorean Gallery.

Já virou tradição a Azorean Whaleboat Regata que a Azorean Maritime Heritage Society organiza anualmente. Nela participam apenas barcos baleeiros e vêm sempre dois dos Açores, um do Faial e um do Pico. Há provas de remo e de vela.

A direcção do Museu convidou uns quantos colaborades membros de comités (existe um Lusophone Committee) para assistir à regata a bordo do iate de um dos Trustees, o iate Blue Heron.

O pequeno almoço foi servido a bordo mais o lanche. Seis agradabilíssimas horas no meio da bem abrigada baía Clarks Cove.

 
O dia terminou com um cocktail e uma sessão de entrega de prémios no auditório do museu, mas aí eu já não fui pois era-me impossível ficar o dia todo.



Onésimo Teotónio de Almeida







2 comentários:

  1. ahahahahahahahahahah, Parece daquelas notícias dos jornais de província dos anos 50. Tá giro.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso até tá giro (principalmente as fotos).
    Às vezes é agradável saber que no mundo também há estes pequenos "fait divers" e não apenas histórias "sombrias" como as dos sobreviventes dos campos de concentração, ou da pequenita Ruby Bridges,ou a história da "verdadeira paternidade" de Clarice Lispector, ou...

    ResponderEliminar