domingo, 2 de novembro de 2014

Berlim-Leste, 25 anos depois.




Os Volvo da nomenklatura, sob os dizeres «Es lebe der Marxismus-Leninismus» 


O Observador inicia hoje a publicação, em vários «fascículos», de um percurso que fiz pela memória de Berlim-Leste, por ocasião dos 25 anos da queda do Muro. Disponível aqui, com conselhos e informações práticas para quem quiser visitar um passado que já passou. Felizmente.
 
 
António Araújo
 
 
 
 



5 comentários:

  1. "Malomil Planet" Berlim-Leste; muito bem, muito bem

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, algo parecido com isso...

    Um abraço cordial

    António Araújo

    ResponderEliminar
  3. A foto parece-me esticada na horizontal para fazer parecer os Volvos mais compridos. Não é lá muito honesto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia foi tirada por mim, no DDR Museu, em Berlim. Não foi «esticada», permita-me que lhe explique. Se notar, ao centro, em baixo da roda do primeiro automóvel, há um «clarão», resultando do reflexo do «flash». Tinha de usar «flash» devido à ausência de luz. Se tivesse sido tirada de frente, frontalmente, o reflexo do «flash» faria com que toda a imagem ficasse... branca. Assim, foi tirada de lado, não para aumentar a dimensão dos automóveis mas porque essa era a única forma de conseguir captar esta imagem. Não há, portanto, penso, qualquer intenção manipulatória ou, como diz, pouco «honesta». Aliás, pelo posicionamento das viaturas percebe-se claramente que a fotografia foi tirada de viés - e não «esticada» artificialmente com intenções manipulatórias.

      Espero ter esclarecido a dúvida que colocou.

      Cordialmente,

      António Araújo

      Eliminar
  4. Não percebi que era fotografia de fotografia. De qualquer modo, fica esclarecido que houve distorção. Como apreciador deste blogue, agradeço a explicação. Cordiais saudações.

    ResponderEliminar