quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Moira Orfei, todo um programa.




 
Agora, por causa do vendaval do assédio planetário, muita gente recordou a célebre imagem de Ruth Orkin da rapariga supostamente assobiada nas ruas de Florença. Nas páginas do Expresso, com o brilho de sempre, Jorge Calado, aqui.  E também o Malomil se apresentou à liça, com José Barreto em grande estilo, aqui, e, no patamar dos remendados, o autor destas descosidas linhas, aqui.
A propósito da imagem da Orkin é habitual convocar-se outra fotografia, menos famosa mas também importante. Aliás, já referida por José Barreto. É da autoria de Mario De Basi, foi tirada em Milão em 1954, chama-se «Gli italiani si voltano» e pode ser comprada uma cópia aqui, 1.300 euros.
 
 
A retratada de costas é, ou foi, uma actriz e artista de circo italiana, de seu nome Moira Orfei, de apelido artístico Miranda Orfei, que nasceu em 1931 em Codroipo e morreu em Bréscia no passado dia 15 de Novembro de 2015 (necrologia do La Stampa, aqui). Não vale a pena falar muito dela, pois quem quiser, puder e estiver interessado pode ir à fonte onde eu ia, a Wikipedia italiana e a flamejante homepage oficial da moça Moira e seu Circo, que merece muito ser mostrada em fotografias de quando era viva, vejam

 






Há também outra fotografia que aparece muito em qualquer motor de busca, e que é esta:
 

 



Tentei saber mais sobre a imagem, indo à Internet, claro está, mas houve uma banda musical chamada Rollins Band que usou a foto para a capa de um disco e, no que é mal, só aparece mas é a capa do disco. Isto levar-nos-ia a uma profunda divagação sobre como certas coisas da Net podem acabar por sufocar ou soterrar a informação de que precisamos, e até que ponto é possível estragar a informação por excesso de referências. Se os Rolling Stones (ou Ana Malhoa), por exemplo, decidirem fazer uma capa com os Painéis de São Vicente, nunca mais a gente encontrará na Internet uma informação de jeito sobre o enigmático quadrinho, exposto a Arte Antiga.






Falando de arte mais moderna, uma nota final para informar o público que a fotografia clássica de Rutrh Orekin foi recriada em Nápoles numa campanha publicitária da Dolce e Gabanna, supra – o que bem justificaria, muito mais do que a imagem de Orkin, provavelmente encenada, a uma discussão sobre publicidade, marketing e outras coisas em que o corpo, geralmente fêmea, se manifesta a público, sedutor e enleante. Bom Natal, que é tempo dele. Já agora, contemplai esta foto e procurai por ela, com Vespa:
 


 

5 comentários:

  1. Anna Tonella Autori on a Vespa – Rimini, Italy-1963-Ruth-Orkin

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Era exactamente esse o «jogo» proposto. Orkin não fotografou apenas a rapariga de Florença...

    Cordialmente, Boas Festas,

    António Araújo

    ResponderEliminar
  3. Se qualquer dessas fotos fosse tirada hoje, ninguém estaria olhando para a mulher, mas sim para a tela de um smartphone.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, caro Rubem!

    Abraço de Lisboa,

    António

    ResponderEliminar
  5. Nancy Ziluck smiles as classmates wolf-whistle at her as she arrives at Julia Richman High School. New York.

    June 16, 1959

    ResponderEliminar