sexta-feira, 3 de maio de 2019

Ainda a Semana Santa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 
 

Inspirado pelo belíssimo texto que o António Araújo escreveu no DN sobre a Semana Santa de Sevilha, sobre as suas dezenas de irmandades e algumas duas suas curiosidades, fui recuperar vídeos que fiz há dois anos, em Abril de 2017. Começam na já célebre Madrugá dos sustos de que o António fala e terminam no Domingo da Ressurreição.
Tinha estado uns 20 anos antes e as diferenças entre as duas experiências não se encontram a olho nu. A Semana Santa de Sevilha mantém o inimitável esplendor barroco e continua a ser um inigualável espectáculo de arte e, em simultâneo, um intenso momento de fé e de devoção popular.
Os nazarenos continuam a impressionar, ainda há cera colorida no chão, sente-se o mesmo perfume intenso de um incenso que por cá não há, ainda se ouvem saetas incríveis nos recantos da noite. Perdeu-se um certo silêncio reverencial que marcava a proximidade de qualquer andor. Foi substituído pela curiosidade turística e por uma nova descontração na presença das santas imagens. Há um novo temor de que a Semana Santa se converta meramente numa feira de vaidades, numa espécie mini-Disney, passando a prevalecer a arte, a beleza e a curiosidade sobre a fé que deveria nortear os cristãos naqueles dias. Não me pareceu, apesar de tudo, que esteja para breve.
É verdade que há pessoas que vivem a Semana Santa de Sevilha com fervor semelhante ao de um adepto de futebol que sabe a composição das equipas e os resultados dos últimos 30 anos. Mas mesmo quando se nota alguma superficialidade materialista e algum alheamento das práticas canónicas, não deixa de se admirar a falta de vergonha com que milhares e milhares de jovens estão nas ruas, se benzem e rezam perante as imagens da sua devoção.
Tivemos a enorme sorte de ter um guia de excepção, o Pe. Antonio. Para além de ser um dos mais brilhantes pregadores que alguma vez ouvi, falando com uma eloquência capaz de fazer quebrar o coração mais impenitente, guiou-nos pelos pormenores e pelos locais mais notáveis daqueles três dias.
Os vídeos  mostram um pouco daquilo que o António tão bem descreveu. A beleza da música e do canto popular, a qualidade da escultura, o esmero de cada conjunto, entre alfaias e flores; o avanço dos populares em apertado ‘cangrejo’ diante do pálio mais antigo, da Virgem del Valle; uma levantá com o Señor de la Sentencia avançando entre nuvens de incenso e os seus pitorescos legionários seguindo o trono de Pilatos e a súplica impotente da mulher deste; o entusiasmo inigualável que Sevilha brinda à Esperanza Macarena, entre aclamações, aplausos e chuvas de pétalas; a elegância tétrica do Senhor do Silêncio, com a cruz levada à frente de forma tão bela quanto inusual; o silêncio sepulcral que marca a passagem do Senhor do Gran Poder, a sua túnica lisa bamboleando entre laranjeiras em plena madrugada; o popular Cristo de los Gitanos regressando à sua igreja entre cornetas e tambores; o majestoso avanço do Cristo da Conversão da Irmandade de Monserrat, obra extraordinária do escultor Juan de Mesa ladeada pelos ladrões.
Uma simbiose perfeita entre sagrado e profano. Procissões quando já se celebrou a morte de Cristo e se deve esperar em silêncio a sua Ressurreição? Quase blasfémia aos olhos dos liturgistas mais ortodoxos. Uma ‘bula’ pontifícia que, para os compensar o sacrifício das procissões, permite aos sevilhanos comer carne e seus presuntos e não jejuar em plena Sexta-feira Santa!? Uma originalidade que merece sentença de excomunhão perpétua.
E, no entanto, ali se reúnem milhares de almas, cada ano. Penitentes ou gratos. Rezando por protecção ou por perdão. Por tradição, por curiosidade ou por fé, mais ou menos profunda, mais ou menos de acordo com os cânones. “Poderosa e excessiva, arrebatadora, contraditória”, como o António descreveu, mas sublime, soleníssima, simultaneamente grandiosa e intimista, pródiga em momentos inesquecíveis.
 
Ademar Vala Marques
 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário