domingo, 19 de janeiro de 2020

Anjos romanos.

 
 
 
O livro do cardeal guineense Robert Sarah em defesa do celibato dos padres, com um texto no mesmo sentido do Papa Emérito Bento XVI, ocupou uma boa parte da comunicação social esta semana. Naquilo que ameaçou tornar-se a escrita em directo do guião da sequela do filme de Fernando Meirelles, os possíveis problemas que resultam da coexistência de dois ou mais papas tornaram-se pela primeira vez evidentes desde a histórica renúncia de Bento XVI, em 2013.
Viram a luz vários artigos interessantes sobre a matéria, alguns ainda a quente e sem o conhecimento de factos que vieram entretanto a ser revelados. O Cardeal Sarah não enganou o Papa Emérito mas terá havido, segundo o Prefeito da Casa Pontifícia, um “mal-entendido” ou, evocando uma expressão em voga há uns anos, um “erro de percepção mútuo”. Numa expressão generosa, um amigo meu considerou que nesta questão terão sido todos “homens santos”.
Esta imagem dos “homens santos” fez-me recordar uma série de anjos que vi no meu recente regresso a Roma. Aparecendo com diferentes idades, sexos e (des)composturas, o anjo é porventura a criatura mais omnipresente em toda a cidade – em cada ponte, em cada fachada, em cada altar, em cada tecto, num triunfo do barroco que tornou os anjos o adorno por excelência. Nem todos os anjos têm, contudo, o ar dócil e inocente que identificamos com a santidade que pretendem evocar e rodear. Algumas feições surpreendem não pelo enlevo mas antes pela determinação, pela angústia ou por um certo ar de desafio. 
O celibato sacerdotal é um dos temas que move a opinião pública com indómito fervor, normalmente em defesa da abolição do mesmo, como se fosse uma solução óbvia e da maior simplicidade. É um pouco como se o celibato fosse uma ofensa que a Igreja causa à sociedade e que deve, por isso, ser sacrificialmente oferecido para reparação dos males do mundo.
 
 
É uma decisão que cabe ao Papa ou até ao conjunto dos bispos, embora cada um seja livre de ter a sua opinião – sobretudo se for fundamentada e esclarecida. Vejo, da minha experiência paroquial e da minha experiência familiar, que dificilmente um padre terá a mesma disponibilidade para a comunidade se tiver família. Mas é uma discussão complexa, onde o aspecto prático da escassez de padres poderá acabar por tornar inevitável uma determinada solução.
Como bem referiram alguns artigos esta semana, o próprio Papa Bento XVI permitiu a existência de sacerdotes casados, quando sejam ordenados na Igreja Anglicana (que desde há 500 anos tem sacerdotes casados, nem por isso escapando aos problemas dos abusos sexuais) e tenham já família constituída no momento em que são acolhidos na Igreja de Roma.
Por contraste, o Papa Francisco fez, já no seu Pontificado, uma defesa clara e apaixonada do celibato, como nos recordou o departamento de imprensa do Vaticano esta semana, na primeira reacção ao livro do Cardeal Sarah, então ainda em co-autoria com o Papa Emérito:
“Vem-me à mente aquela frase de São Paulo VI: ‘Prefiro dar a vida antes que mudar a lei do celibato’.”
 
 
 
 
 
O mesmo comunicado do Vaticano antevê aquela que poderá ser a solução da questão levantada no recente Sínodo da Amazónia, ao completar a citação do Papa:
“Pessoalmente, penso que o celibato é uma dádiva para a Igreja. (...) Não estou de acordo com permitir o celibato opcional. Haveria qualquer possibilidade apenas nos lugares mais remotos; penso nas ilhas do Pacífico... [...] Haveria necessidade pastoral, e o pastor deve pensar nos fiéis.”



 
 
Independentemente da complexa questão de fundo – que pode mesmo não encaixar na mais clássica divisão entre reformistas e conservadores, no sentido em que certamente haverá muitos padres “reformistas” que defendem a manutenção do celibato – o que certamente não ficará igual depois desta semana é a consciência de que da renúncia de um Papa e da consequente convivência de vários Papas podem resultar muitos problemas, como bem ilustra o magnífico artigo “Na solidão de si mesmo” que o António Araújo serializou no Diário de Notícias.



 
 
O anjo mais intrigante nesta pequena e modesta série de fotografias é o que aparece coroado com a tiara papal. Está na fachada de São João de Latrão, a basílica pontifícia por excelência, a catedral onde o Bispo de Roma tem a sua sede, a sua cadeira episcopal, e da qual toma posse após a eleição na Sistina. O anjo evoca, pois, o Papa – pois só o Papa usa a tiara. Mas sob os caracóis exuberantes, está um olhar que parece ser de desafio, até de alguma insolência.
Não é insolência que se espera de um Vigário de Cristo, embora se possa esperar desafio. Clemente XII, o papa cujas armas o dito anjo coroa na fachada da Basílica, resolveu problemas financeiros dos Estados Papais e excomungou o cardeal corrupto que os causara. O seu antecessor, Bento XIII, é apresentado como um asceta que apreciava a beleza das celebrações litúrgicas e com dificuldade em governar a Igreja. Será que a história se repete?
 
 
 
 
Muitos quiseram ler a assinatura do Papa Emérito no livro do Cardeal Sarah como um desafio à autoridade plena do seu sucessor, a mesma autoridade que Bento XVI prometeu respeitar no momento da sua renúncia, em 2013. Saber até que ponto o Papa Emérito percebeu o impacto da sua posição e até que ponto ela influenciará a decisão de Francisco sobre o celibato, são questões que teremos de aguardar para esclarecer – na pior das hipóteses, num novo filme de Meirelles.
Mas nas expressões destes anjos romanos, de angústia, de desafio, de bonomia e de mera contemplação podemos adivinhar certamente o que terá passado pelas faces de protagonistas e espectadores deste episódio que ao longo desta última semana entreteve jornalistas e vaticanistas, infiéis e fiéis, cardeais e papas.
 
Ademar Vala Marques
(fotografias de Novembro de 2019)
 
 
 
 

1 comentário:

  1. "SALTEM BARROSANI"
    D. Frei Bartolomeu dos Mártires;
    quem o quiser saber assim de
    uma forma mais divertida, leia
    o livro de Aquilino Ribeiro.
    Não sendo certo que tenha
    defendido a dispensa do
    celibato para os pobres padres
    do Barroso – “Saltem
    barrosani” (ao menos para os
    do Barroso). Isto, supostamnete, num dos concílios de trento.

    ResponderEliminar