segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

São Cristóvão pela Europa (107).

 
 
Ricardo de Almeida Jorge, conhecido por Doutor Ricardo Jorge, nasceu no Porto em 1858 e faleceu em Lisboa em 1939. Foi um médico ilustre, formado na Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Viajou bastante, sempre retirando do que observava ensinamentos valiosos para a Saúde em Portugal.
 

 
Deu nome ao Instituto de Saúde Pública.
Ficou conhecido como higienista. Desempenhou um papel muito importante na luta contra uma epidemia de peste bubónica no Porto, enfrentando a ira dos populares que se opunham a mediadas sanitárias draconianas que era preciso adoptar para lutar contra a epidemia.
Representou Portugal em muitas organizações internacionais relacionadas com a Saúde.
As suas viagens inspiraram-no a escrever Canhenho dum vagamundo, livro que teve um assinalável êxito na época da sua publicação (em 1924). A edição chegou pelo menos ao 7º milhar.
O livro contém uma emocionada dedicatória a sua mulher, Leonor Maria Couto dos Santos, que acabara de falecer (em 1922):
Ao outro dia recomeçavam as horas largas e ternas das matinadas ao leito, acordados ao perpassar do eléctrico da manhã. Alma de sincera piedade, o seu primeiro gesto era para o rosário e o livro da reza, a murmurar orações; fazia-me olhar e beijar a imagem de São Cristóvão para me proteger durante o dia de inimigos e males.
 
José Liberato
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário