quarta-feira, 2 de maio de 2012

Amanhã, em leilão.

.
.






Só a voz dos milhões cala «O Grito» de desespero dos tempos modernos.
Maria Ramos Silva
ionline



Em reconhecimento, perderá apenas para “Mona Lisa”. Em transacções milionárias, tudo leva a crer, a figura da expressão mais enigmática da história da arte não se ficará a rir. Os apostadores aguardam com ansiedade o desfecho da sessão de hoje na casa Sotheby’s, em Nova Iorque, quando uma das quatro versões de “O Grito”, de Edvard Munch, a única nas mãos de um particular, for leiloada, podendo atingir os 113 milhões de euros, o que deixa à distância a base de licitação de cerca de 60 milhões. A confirmar--se, a pintura a pastel tornar-se-á a mais cara obra de arte alguma vez vendida em hasta pública, batendo o recorde de 81 milhões de euros alcançado há dois anos na Christie’s com “Nu au plateau de sculpteur”, tela de 1932 de Picasso.
É mesmo de ansiedade que falamos, não fosse a obra, reverenciada por Andy Warhol ou pelos Simpsons, uma das bandeiras mais perturbadoras da agonia moderna, dos sobressaltos existenciais da aurora do século xx, herdados pelos depressivos anos 2000. A versão em causa de “O Grito”, parte da série “Frieze of Life”, criada pelo artista norueguês entre 1893 e 1910, data de 1895 e pertence a um empresário norueguês, Petter Olsen, cujo pai, Thomas, foi amigo, vizinho e mecenas de Munch. A icónica imagem de uma figura em agonia, pedra-de-toque do movimento expressionista, convertida numa paisagem muito mais mental que visual, manteve-se na família Olsen ao longo de 70 anos.
A obra de Munch, que esteve exposta em Londres pela primeira vez, antes de seguir para os EUA, inspirou filmes, livros, teses, exposições sem fim, merchandising kitsch como o seu espírito, no qual se incluem canecas, e tem estado na mira dos maiores ladrões da história da arte. Em 1994, a primeira versão do quadro desapareceu da National Gallery norueguesa e foi recuperada meses depois.
Em 2004 foi desviada uma outra versão do Museu Munch, em Oslo, tendo sido precisos dois anos de buscas para devolver à colecção aquele que se julga ser um esboço preliminar do seu trabalho. A versão detida por Petter Olsen, que vai agora a leilão, será a mais próxima da composição que pertence ao acervo da National Gallery, anterior à versão finalizada em 1910, exposta no Museu Munch. Paralelamente, o artista criou uma litografia em 1895, ponto de partida para a proliferação em massa da obra.
Entre os quatro “Gritos”, os peritos da Sotheby’s distinguem uma série de pormenores relevantes no quadro em questão. O exemplar possui entre todos as cores mais vibrantes, além de ser a única versão cuja moldura original foi pintada à mão pelo autor, de forma a incluir um poema discriminando as bases de inspiração para o seu trabalho. Acresce que é única na forma como se destaca uma das figuras em fundo, que se debruça sobre a paisagem.
Quem será o grande comprador desta obra, que há décadas foi exibida por breve período na National Gallery de Washington, D. C., permanece uma incógnita. Quanto à sua possível nacionalidade, as apostas põem os russos na liderança das probabilidades, seguidos de perto pelos asiáticos, que se antecipariam assim a europeus e americanos. Certo apenas é que não faltam pretextos para investir nos próximos dias. Obras de Roy Lichtenstein, Francis Bacon, Rothko ou Andy Warhol, jogarão o seu futuro numa disputa de milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário