quarta-feira, 4 de março de 2015




impulso!

100 discos de jazz para cativar os leigos e vencer os cépticos !






# 2 - BIX BEIDERBECKE



Desenho de Robert Crumb, 1982








Bix Beiderbecke é o fac simile de Scott Fitzgerald no jazz. Têm vários pontos biográficos em comum: ambos vieram do álgido norte rural (Bix do Iowa, Fitzgerald do Minnesota), ambos procedentes de famílias bem estabelecidas e de confirmada probidade, e ambos pontificaram a jazz age (designação cunhada por Fitzgerald) durante esses roaring twenties, em que foi moldado o século XX. Por fim, ambos foram levados à morte pelo álcool, Bix muito cedo, com 28 anos, o escritor apenas cedo, com 44.


Leon Bismark – nome tão pomposo que a família sempre o apodou de “Bix” – Beiderbecke foi ao encontro do jazz empurrado pelo ar dos tempos. Desde pequeno que revelava uma formidável precocidade musical e quando os pais o internaram num colégio militar, numa derradeira tentativa para o corrigir, desacautelaram que a escola ficava nos arrabaldes de Chicago, então a cidade do vício. Enquanto o diabo esfrega um olho, Bix abandona os estudos e entrega-se de corpo inteiro à boémia, destilados e jazz incluídos.

No dealbar da década de 20 o jazz era um som novo e inesperado, provindo dos baixos da nação, do sul dos pobres negros descendentes dos escravos. Tinha um ritmo hipnótico, com cheiro a selva e a perigo, capaz de excitar a euforia e melancolia no mesmo compasso – nada recomendável, portanto. Claro que isto só poderia entusiasmar um jovem impressionável como Bix Beiderbecke.

Estranho sim é que Bix Beiderbecke tenha persistido no jazz para além da adolescência, prosseguindo uma carreira como pianista e cornetista no mesmo passo em que se mostrava refratário a qualquer educação musical. E que não tenha desanimado após umas primícias profissionais integrando os Wolverines, no final de 1923, septeto de dixieland (a versão cara-pálida do jazz negro de Nova Orleães) que apesar de ter gravado alguns discos nunca deixou de ser trivial. É bom lembrar que no ano anterior Louis Armstrong e King Oliver se haviam estabelecido em Chicago e dali conquistavam a nação. Depois desta, Bix passou por mais duas frustres experiências: uma vã tentativa de ingressar na Universidade do Iowa e uma passagem pela orquestra de Jean Goldkette, baseada em Detroit. Foi aqui que conheceu e teceu uma indefectível amizade com o saxofonista Frankie Trumbauer, que passaria a ser o seu alter ego.

 

Singin’ the Blues (vol. 1)
1927
Columbia CK45450
Bix Beiderbecke (cornet, piano); Frankie Trumbauer (saxophone); Eddie Lang (guitarra); Jimmy Dorsey (clarinet, saxophone alto); Joe Venuti (violin); Doc Ryker (saxophone alto); Bill Rank (trombone); Don Murray (clarinet); Paul Mertz (piano); Seger Ellis, Irving Kaufman (voz); Chauncey Morehouse (bateria).
 
“Singin’ the Blues”, “Way Down Yonder in New Orleans” e “I’m Coming Virginia”, todas canções gravadas em 1927, são o apogeu da arte de Bix Beiderbecke. O seu ouvido era insaciável e, arrebatado com Debussy e Ravel, depressa incorporou na sua música as concepções harmónicas do impressionismo. Em contraponto com o estilo pujante e estentórico de Louis Armstrong, sempre muito lá em cima, Bix traça linhas melódicas mais emocionais do que musculares, desenvolvidas com evidência lógica. Introvertido, os blues calhavam-lhe bem, pois embora não os transportasse nos genes sentia neles o seu próprio registo desafectado. Toda esta mistura era inédita, foi surpreendente e fez ângulo na história do jazz.
        Para mais, se a partir da Chicago dos anos 20 o jazz deixou de ser um dialecto regional e se tornou a música popular americana, a partir de Bix Beiderbecke, o jazz, embora continuasse a ser uma questão negra, passou a estar ao alcance de todos, independentemente de credo ou raça. Não se tratava de uma expropriação, como mais tarde se acusou e nalguns casos até foi, mas de uma mundividência – não o diminuiu, engrandeceu-o.
Bix Beiderbecke era uma figura excêntrica. Acerca dele o anedotário é abundante e muito contribuiu para o melodrama com que quiseram converter a sua vida numa lenda romântica: que não se descalçava durante dias a fio; que se esquecia de tudo, inclusive instrumentos, em qualquer lugar; que nunca trazia dinheiro nos bolsos; que dormia ao acaso. Hoje, em vez do cliché do artista maldito, talvez seja mais sensato ver em Bix um idiot savant à semelhança de Mozart, irresponsável e desligado de toda a realidade que não fosse musical. Sendo um alcoólico relapso e compulsivo, para mais do gin marado da Proibição, fez parte, se é que não a iniciou, de uma linhagem de músicos cujas vidas habitaram o jazz como um drama existencial.
Bix Beiderbecke morreu aos 28, consumido mas celebrado. E completo: a sua influência no jazz estava consumada.
 
 
 
José Navarro de Andrade



 



4 comentários:

  1. Davenport Blues; Krazy Kat; Sorry, Singin’ the Blues.. já na play list. Obrigada e parabéns por mais um excelente texto.

    ResponderEliminar
  2. Confesso mais esta ignorancia.O nome não me é estranho mas a musica totalmente.A gravação existente é audivel?Obrigado.
    O texto continua de ótima qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ferol de Leça, todas as gravações aconselhadas estão disponíveis no mercado, ou seja, no iTunes e na Amazon.co.uk (verificado). Em Portugal, como cada vez mais por todo o lado, resta a remota possibilidade de as encontrar nas discotecas.

      Eliminar
    2. Estava a pensar mais na qualidade das "gravações" dos CDs disponiveis

      Eliminar