segunda-feira, 2 de abril de 2012

Histórias da realidade improvável - 68





Eis o poster comprado por Zachary Bodish - um dos cem que Picasso concebeu para divulgar a sua exposição de cerâmica em Vallauris, na França, em 1958

 

Desempregado compra Picasso por dez euros

Imagine que entrava numa loja de artigos em segunda mão, que encontrava uma reprodução de Picasso – e a comprava por 10,60 euros – para descobrir, pouco depois, que, afinal, tinha nas mãos um original que pode valer quatro mil euros em leilão.






Foi o que aconteceu ao norte-americano Zachary Bodish, um cidadão do Ohio, de 46 anos, desempregado há dois e que fez um grande negócio no passado dia 1 de Março – quando andava à cata de velharias para revender e encontrou, num monte de posters, um que lhe pareceu “estranho”.
“Normalmente, as reproduções são brilhantes e esta era completamente mate. O poster era seriado – tinha o número 6/100 – e no canto inferior direito tinha uma assinatura”, conta Bodish, que suspeitou ter feito um achado e divulgou o sucedido num jornal local.
Rapidamente, apareceram os especialistas, que, embora não tenham ainda terminado a análise à obra, afirmam poder tratar-se de um poster que integra uma série de cem realizados por Pablo Picasso em 1958 para anunciar uma exposição de cerâmica que ia realizar em Vallauris, na França.
Em 2006, a Sotheby’s vendeu um poster da mesma série por 3400 euros e no ano seguinte a Christie’s vendeu outro por 3500 euros.
A notícia espalhou-se e fez aparecer o antigo proprietário da obra, um homem a quem o poster foi oferecido por um amigo nos anos 60 mas que ignorava o seu valor. Numa renovação recente da sua casa, decidiu livrar-se dele deu-o à loja de velharias.


Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário