segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Dr. Moreira e o Dr. Pinheiro.

. . .
.
.
Todos por Negrelos!
(www.todospornegrelos.com)







Este clone engravatado de S.A.R. Dom Carlos chama-se Dr. Moreira e é candidato à Junta de Negrelos. Além de uma paixão assolapada pelo seu antecessor no cargo, o Dr. Pinheiro, tem o Dr. Moreira outro vício, este de carácter mais público: o uso e abuso do ponto de exclamação. Na breve mensagem que dirigiu aos negrelenses, onde apresentou a sua candidatura, utiliza o Dr. Moreira 18 (dezoito) pontos de exclamação. Nada mais, nada menos: !, dezoito vezes.   



No discurso geopolítico do Dr. Moreira surpreende-se, porém, alguma contradição. Por um lado, proclama que «A nossa terra, nos últimos anos, esteve sempre representada com capacidade e prestígio, na linha da frente do desenvolvimento.» Mas, dois parágrafos abaixo, lamenta: «A nossa terra ainda está muito aquém daquilo que merece». Então, Dr. Moreira, em que ficamos? Na linha da frente mas ainda assim aquém do que merece? E onde merece estar Negrelos, para lá da linha da frente? Atrás das linhas inimigas?
         Com o Dr. Moreira aos comandos do comboio do desenvolvimento, ficamos com uma relevantíssima promessa, tão solene quanto bombástica: «Quando terminar os mandatos que me confiarem, quero deixar as coisas muito melhores do que as encontrei!». Dr. Moreira: esta, convenhamos, era dispensável. É reveladora de pouca gratidão, Dr. Moreira. Sinceramente, não havia necessidade de lançar esta farpa traiçoeira no trabalho feito pelo seu mais-que-tudo, o Dr. Pinheiro, anterior maquinista do comboio do desenvolvimento na freguesia de Negrelos. Porquê isto, Dr. Moreira? Para quê dizer que vai deixar as coisas melhores do que as encontrou? Os negrelenses estão à espera de uma explicação da sua parte, Dr. Moreira. E não, não é com pontos de exclamação, entradas de composições na linha nº 1 e paragens nos apeadeiros do desenvolvimento que vamos ficar esclarecidos. Exige-se uma explicação, e 100% cabal: o que se passou entre si e o Dr. Pinheiro para justificar a torpe insinuação de que as coisas não vão bem por Negrelos? Agora, a palavra é sua, Dr. Moreira, a palavra é sua.
          Estamos à espera.   


 
 
 
O Dr. Moreira e o Dr. Pinheiro, nos bons velhos tempos.


1 comentário:

  1. Se não for pelos pontos de exclamação, ao menos pelas incoerências quanto ao nível de desenvolvimento de Negrelos o Dr. Moreira irá sem dúvida parar ao Guinness (não sei se no livro de records ou na cerveja).

    ResponderEliminar