segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A Amazónia e as fake news.



 
 
 
Através de um comentário do leitor Dutilleul, que muito agradeço, tomei conhecimento de um post de José Mendonça da Cruz no blogue Corta-Fitas com o título «A Amazónia em resumo: as fake news e a realidade»
         Num tempo de fake news, há algo que se impõe, creio eu, que é restaurar a verdade. E a verdade não tem cor política nem ideologia. E o clima e a sobrevivência da espécie humana são coisas demasiado importantes para serem convertidas numa disputa clubística esquerda/direita.
         Mais ainda, o melhor antídoto contra as fake news é não basearmos as nossas opiniões em comentários ou fontes secundárias. A melhor solução, creio eu, modestamente, é ir aos sites oficiais de instituições que ainda consideremos credíveis, como a ONU ou a NASA. Não são credíveis, estas fontes? Se não, quais as fontes credíveis, então? Digam uma, uma só.
         Como bem refere José Mendonça da Cruz, a Amazónia não é, em rigor, o «pulmão» do planeta, já que o oxigénio produzido pela Amazónia é praticamente todo consumido na própria Amazónia. Isto dito e clarificado, significa o quê? Que devemos deixar arder a Amazónia, já que ela não oxigena o mundo? Mas, desculpem, a floresta amazónica não oxigena aquela vasta parcela de território, várias vezes maior do que Portugal? Sim. E a Amazónia não tem alberga 16% da água do mundo? Sim. Pode não ser o «pulmão» do mundo, mas é o pulmão dela própria. E é o maior aquífero do mundo.
         Feita esta clarificação, há uma afirmação do texto de Mendonça da Cruz que é, no mínimo, delirante. «A Amazónia não está a arder». Como?!??? O autor esclarece: «A grande maioria dos 75 000 fogos ocorridos este ano deram-se em terras de cultivo e áreas já deflorestadas, alguns iniciados por queimadas de que foi perdido o controlo.» Como?!?!! Mesmo aceitando esta afirmação, o facto de os fogos se darem em áreas deflorestadas (já agora, a combustão é feita a partir de quê: terra, areia?) não significa que não existam. Há fogos, observáveis do espaço. Aliás, Mendonça da Cruz diz «o número de fogos é muito maior do que o ano passado» e acrescenta que, este ano, houve um aumento do número de fogos de 85%.
         Portanto:
         1 – aumentou o número de fogos em 85%
         2 – esses fogos são na Amazónia
         3 – e a Amazónia não está a arder???
         Fazer uma afirmação dessas num texto que vem denunciar as fake news é, convenhamos, do escamartilhão. Não é uma fake news, uma falsidade, uma mentira descarada e rasteira dizer «a Amazónia não está a arder?»
         O que diz a ONU?
         Isto:
         Se preferirem a fonte oficial da ONU:
         O que lá diz, escrito no passado 28 de Agosto? «Os incêndios generalizados na Amazónia podem ter libertado 225 megatoneladas de dióxido de carbono na atmosfera»
         O que diz a NASA? Vamos ao site oficial do Earth Observatory, nada de fontes secundárias. E cá está:
         Em suma, vamos acabar com politiquices e com fake news, num sentido ou noutro. Não adianta sequer falar de Morales e da Bolívia. Porquê? Porque o governo boliviano, com todos os defeitos que tenha (e são muitos!), pediu ajuda à União Europeia, que prontamente lhe a concedeu e está em marcha:  
         Espero que este modesto post tenha ajudado em alguma coisa.
       Conselho amigo: não confiar em blogues, incluindo este que agora ledes, nem em comentários ou coisas assim. Ide directo às fontes oficiais de instituições tidas por independentes e credíveis, a ONU, a NASA, a União Europeia. A menos que entendeis que toda esta gente esquerdista do G-7, Emmanuel Macron, Angela Merkel, etc., anda metida numa conspiração gigante e que «a Amazónia não está a arder». Nesse caso, é aconselhável consultar um médico da especialidade.
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Ainda havia os que diziam que as fotos eram de outros fogos, como se estivessem a dar conta de que havia uma conspiração de fake news. E aí dizias: mas a Amazónia está a arder... Ah pois.
    Dizer ainda que para muitos Bolsonaristas a ONU é comunista. Onde vai a imbecilidade.
    Obrigado pelo post.
    http://www.takedireto.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. A Amazónia esteve (está?) de facto a arder. Contudo o que penso que o José Mendonça da Cruz tentou evidenciar, foi colocar os dados em perspectiva, ou seja, a Amazónia ardeu este ano a média dos últimos anos. E para a CS parece que este ano é o ano do apocalipse (porque o Presidente do Brasil é da cor que lhes desagrada). Como é óbvio o problema dos fogos e especialmente da desflorestação da Amazónia é um problema grave e que deve ser mitigado, nisso penso que todos estamos de acordo.

    http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_paises/
    https://www.statista.com/statistics/940696/brazil-amazon-deforestation-rate-area/
    https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil
    https://jornaleconomico.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/08/1x-1.png
    https://1.bp.blogspot.com/-BJRaO-isaGM/XWEe35Tb4KI/AAAAAAAAENY/n-zDA6YfM0IB5oreqhwA1a2i6vWVqSZigCLcBGAs/s1600/WildFires_Aug2019.jpg
    https://1.bp.blogspot.com/-VNlk12ALntU/XWEf34E1zJI/AAAAAAAAENg/kYMgrkSHm2kXlCbWk1aORKPvm4ggmdvIgCLcBGAs/s1600/WildFires_LatinAmerica_Aug2019.jpg

    ResponderEliminar
  3. Mas o que a foto realmente mostra é que a Amazónia arde também nos países vizinhos do Brasil! Que concluir então?

    ResponderEliminar