quinta-feira, 5 de março de 2020

São Cristóvão pela Europa (110).





 Prometi a mim próprio não escrever aqui que o Museu do Prado era o local sagrado da pintura mundial. Não queria indispor os caçadores de lugares-comuns.

Mas a verdade é que é mesmo.

A iconografia de São Cristóvão está bem representada. Mas só o retábulo de São Cristóvão está exposto.

As outras obras aqui mostradas fazem parte das reservas do museu. O que diz bem de um museu que dispõe de tais reservas.

O Retábulo de São Cristóvão tem a forma de um pentágono e data de finais do século XIII. É um exemplo destacado da pintura castelhana de estilo gótico.



Orazio Borgianni (1578-1616) pintou este São Cristóvão nos finais do Século XVI, princípios do Século XVII. Cultivou o estilo maneirista e esteve activo em Espanha e Itália:




No reverso de um quadro representando a Anunciação da Virgem, uma pintura do século XVI de autor anónimo.


Um desenho do século XVI de autor anónimo do círculo de Alessandro Casolano (1552-1606). Representa a aparição da Virgem a São Cristóvão e São Francisco:



E finalmente um quadro que constitui um ícone da imagem do santo da autoria de um dos grandes mestres da pintura espanhola do século XVII, José de Ribera (1591-1652). Como é possível que esteja nas reservas!?

O quadro é de 1637. Apresenta o contraste entre a rudeza do gigante em tons mais escuros e a figura frágil do Menino Jesus em tons claros e luminosos:





Fotografias de 22 de Fevereiro de 2020

José Liberato






2 comentários:

  1. Óptima visitas e boas imagens.
    Muito boas dissertações.
    Parabéns.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Gosto ainda mais quando o tema me leva para outras pesquisas. Neste caso foi José Ribera, grande praticante da técnica de Caravaggio.
    Obrigada.

    ResponderEliminar