domingo, 13 de setembro de 2020

Redacção # 4

 



Fui passar uns dias ao Algarve. Estava esplêndido. Céu sempre azul, calor no ponto, água também. Nadei. Boiei. Só  agora, por via da barriga ter crescido, consigo boiar. Antes, muito magro, se ficasse quieto ia ao fundo.  Há coisas que  se ganham com a idade. Esqueci a peste. Foi bom, portanto.

 

Cheguei há bocado. Pousei a mala, levantei estores, abri janelas e fui direito ao frigorífico branco. Estava de trombas. Amuado. 

 

Que não havia direito. Mal tinha chegado a minha casa e eu pus-me na alheta. Pensou que eu tivesse ido comprar cigarros. Não sabia que eu não fumo. Nunca mais aparecia, nunca mais aparecia, começou a ficar em cuidado.

 

É novinho. Não conhece ainda como são as pessoas, como sou eu. Lembrou-se de uma conversa de operários,  quando o estavam a montar. Um homem só se procura ao fim de três dias! Pôs-se à espera.

 

Passou um, passaram dois, três,  e eu nada. Nem eu, nem ninguém.  Ele numa aflição,  não sabia a quem ligar, não sabia o que fazer, não conseguia disfarçar. 

 

Coitado! Ele a contar e eu cheio de pena, água nos olhos, muito arrependido. Comovido com tanta afeição por mim.

 

De burro amarrado, beicinho, fechou a porta. Eu tentava abrir, e ele nada. Apoiava com uma mão,  puxava com a outra, e não conseguia. Nem com a ajuda do pé (descalço, claro, para não fazer mossas nem riscos).

 

Mudei de tática. Fiz-lhe festas. Disse-lhe doçuras. Expliquei que  não  era para ser assim, mas demoraram a trazê-lo, que gostava muito dele, que por ele tinha deixado um resplandecente  frigorifico encarnado. Não lhe falei das mossas do outro.

 

Vinte minutos. Vinte minutos cheio de fome demorei a convencê-lo. Finalmente abriu a porta. É lindo por dentro. E isso é que importa. Ser-se lindo por dentro.

 

Tirei a embalagem dos tortellini com recheio bolonhesa. Coze em dois minutos. Azeite, um copo de vinho. Estou mesmo quase a acabar. Foi o tempo de escrever esta redação. 

 

Ainda não tentei abrir a porta do congelador. Espero que não me faça outra cena...

 

 

Miguel Lobo Antunes





3 comentários:

  1. Como são sedutores os contrastes imaginários da vida
    .
    Um domingo feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que redacções tão bonitas
    Se forem para pontuar, eu dou nota máxima e espero por mais

    ResponderEliminar