quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Notas bárbaras (diário ocasional).







20 de Agosto

 

Hoje foi dia de lagosta, que aqui alternamos com bacalhau trazido de uma loja portuguesa de Pawtucket, lá de Rhode island. Encomendadas pelo telefone, fui por elas. Atravessei a ponte porque o Robinson’s Wharf fica na ilha de Southport, mas ligada por uma ponte a West Boothbay. Parece distante no entanto é tudo ao pé da porta. A pé demora uns 15 minutos. Vou sempre armado de máquina fotográfica porque a cada esquina surgem bons ângulos e tudo varia muito consoante as horas do dia.

Em cima da ponte, tirei umas fotos. O operador dela (é movediça e tem horas de girar para passarem os barcos que se vão alinhando de um lado e de outro à espera) dirigiu-se-me com bons modos: Sir, desculpe mas só pode tirar fotos deste outro lado onde há um passeio para peões.

Atravessei para o outro lado da ponte e passei bem perto da sua cabine. Expliquei-lhe que dali não tinha os ângulos de visão obstruídos. Ele: Compreendo. Mas aquele lado não é seguro por causa dos carros. Pedi desculpa e acrescentei: De qualquer maneira, já tenho as fotos que queria. E contei-lhe (no Maine pode-se sempre meter conversa) a do outro que dizia: Eu queria muito uma bibicleta e pedi a Deus, mas Deus não me ouviu. Então eu percebi que Deus não funcionava assim. Por isso roubei uma bicicleta e depois pedi perdão a Deus.

O guarda sorriu: I got your point. Estou só a fazer o meu trabalho.
 
 
Onésimo Teotónio de Almeida




2 comentários:

  1. Obrigada pelas fotos do Maine que eu só conheço de cenário de alguns filmes mas que parece o lugar ideal para o que vocês os dois estão a fazer: descansar trabalhando. Eu iria mesmo só para descansar e tentar esquecer o clima politiqueiro rasca que se respira deste lado do rio Atlântico. Não se esqueça de contar, se puder, o jantar com a Aparição
    Um abraço da Isabel Lago

    ResponderEliminar
  2. "O guarda sorriu: I got your point. Estou só a fazer o meu trabalho."

    A falta de sentido de humor dos americanos é hilariante. Essa resposta, de tão literal, é uma espécie de autismo.

    ResponderEliminar