sábado, 11 de junho de 2016

Aquilo que aprendi.

 
 
 
 
 
         No seu número de Janeiro de 2004, a Esquire publicou «What I’ve Learned», um depoimento de Muhammad Ali que aquela revista recuperou agora, por ocasião da morte do pugilista, e gentilmente cedeu aos seus assinantes.
 
* * *
 
 
Deus não coloca um fardo sobre os ombros de um homem sabendo que este não o consegue carregar.
 
O Parkinson é o meu combate mais duro. Não, não provoca dor. Estou a ser testado para ver se continuarei a rezar, se serei capaz de manter a minha fé. Todos os grandes homens são testados por Deus.
 
O sol está sempre a brilhar nalgum lugar.   
 
Regressei a Louisville depois das Olimpíadas, com a minha reluzente medalha de ouro. Fui a uma cafetaria onde os negros não podiam entrar. Pensei que ia pô-los no lugar. Sentei-me e pedi uma refeição. O campeão olímpico envergando a sua medalha de ouro. «Aqui não servimos negros». Respondi: «está bem, também não costumo comê-los». Puseram-me na rua. Então, fui até ao Rio Ohio e atirei para lá a medalha de ouro.
 
Desde esse dia, as coisas na América mudaram 100 por cento
 
Quando tens razão, ninguém se lembra. Quando estás enganado, ninguém se esquece.
 
O silêncio é de ouro quando não consegues pensar numa boa resposta.
 
Temos só uma vida / Em breve será passado / O que fazemos por Deus / É aquilo que perdurará.
 
Bondade? A minha mãe.
 
Quando a tua mãe morre, é uma dor imensa. Mas com o passar do tempo irás acostumar-te. É a lei da natureza.
 
A minha definição de mal é inimizade.
 
A melhor forma de conseguires que os teus sonhos se realizem é levantares-te.
 
A comédia é uma forma divertida de ser sério. O meu modo de fazer humor é dizer a verdade. Essa é a piada mais divertida do mundo.
 
O campeão mundial de pesos-pesados é capaz de estar com uma mulher.
 
O amor é uma rede que apanha corações como as redes apanham os peixes.
 
Rubble is trouble.
 
Quanto mais ajudamos os outros, mais nos ajudamos a nós próprios.
 
Gosto do Joe.
 
Ver o George regressar e ganhar o título entusiasmou-me. Fez-me também desejar o regresso. Mas, quando chegou a manhã do dia seguinte e era hora de começar a correr, continuei deitado na cama e pensei: «Tudo bem, continuo a ser o Maior».
 
Se sou capaz de me encontrar com alguém? O profeta Maomé.
 
Aquilo em que estás a pensar é aquilo em que te irás tornar.
 
Estou muito orgulhoso da minha família.
 
Goza os teus filhos, mesmo que não se comportem como desejarias.
 
Acender aquela tocha em Atlanta não me pôs nervoso. Ficar defronte das autoridades – isso é que me pôs nervoso.
 
Sabedoria é saberes quando não és capaz de ser sábio.
 
A única coisa que não compreendo é a guerra.
 
         Cismar nos nossos disparates é o maior disparate.
 
Gostava de viver até aos cem anos.
 
Só gostava que as pessoas amassem as outras como me amam a mim. O mundo seria melhor.
 
Muhammad Ali
 
(tradução de António Araújo)
 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário