sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 13

 
 

 
13.
 
Os salpicos de espuma são, podem ser, flocos de neve a cair no cume gelado do Monte Fuji.

 
E todas as ondas podem ser montes de uma cordilheira terrestre ou marítima. Do mesmo modo que o Monte Fuji pode ser uma onda de uma corrente mais vasta e numerosa.

 
O que julgamos ser do mar pode afinal pertencer à terra – e vice-versa. Este jogo entre mar e terra é adensado pela hipótese de na imagem existirem dois montes Fuji, pelo menos: um, ao longe; outro situado mais perto de nós, numa hábil manipulação da perspectiva que é, no Japão da época, extremamente inovadora.
 
A possibilidade de os salpicos do mar serem a neve da terra foi explorada pelo artista bósnio Muhamed Kafedžić (n. em 1977), que na sua biografia assume explicitamente duas grandes influências, de Katshushika Hokusai e de Roy Lichtenstein (não por acaso, a celebridade contemporânea de A Grande Onda muito deve à Pop Art e a Lichtenstein). Em 2015, e no âmbito da série «100 Grandes Ondas», Muhamed Kafedžić foi autor de uma recriação ou pastiche da obra do mestre japonês numa intervenção de street art em Verviers, na Bélgica, através de um mural de 290 | 260 x 550 cm que combina o trabalho de Hokusai e o de Magritte.

 
 

 
 
 
Porém, é numa outra obra que, independentemente de considerações de gosto sobre o seu valor estético, se torna mais visível o tratamento como flocos de neve dos salpicos da espuma de A Grande Onda.
 

 
 
 

 

 
Acrílico sobre tela, 120 x 177 cm, datado de Março de 2009 e intitulado em inglês The Great Wave off Kanagawa after Hokusai, em que o espaço central é polvilhado de pontos brancos que mais se assemelham a flocos alvíssimos de neve do que às espumas de um mar revolto.
 


 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. I think that sensation of snowflakes/winter experience that you have comes from the blue background and dry white movement of painting knife. I didn´t have any intention to make snowflakes just random water drops. As it goes- “Art is in the eye of the beholder, and everyone will have their own interpretation.”
    ― E.A. Bucchianeri
    All the best,
    muha

    ResponderEliminar