quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 16

 
 


 
16.
 
Uma das xilogravuras de Hokusai em que é mais notória a interacção entre os dois elementos – terra e mar – pertence à série Cem Poemas por Cem Poetas, datada de finais da década de 1830 (mais precisamente, circa 1835-36).
 
Publicada por Nishimuraya Yohachi, o mesmo editor de Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji, onde se insere A Grande Onda, a série Cem Poemas por Cem Poetas (Hyakunin isshu uba ga etoki; 百人一首 宇波がゑとき, que em inglês tem a designação One  Hundred Poems by One Hundred Poets, Explained by the Nurse, e em francês Cent poèmes de cent poétes expliqués para la nourrice, podendo ser traduzida como Cem Poemas por Cem Poetas, Explicados pela Nutriz), reveste-se de particular significado na obra de Katshushika Hokusai, sendo um dos seus últimos trabalhos em xilogravuras de grande formato.
 
 
Da série Cem Poemas por Cem Poetas
Museu Britânico, 1906, 1220, 0.583
 
 
A série reproduz uma antologia de poemas datada do século XIII que ainda hoje é das mais apreciadas e populares no Japão, tendo-se prestado no passado a um curioso divertimento da burguesia citadina: nesse jogo de salão, um dos participantes citava a primeira estrofe, cabendo aos restantes parceiros dizer quem era o autor e prosseguir a declamação do poema.
 
A xilogravura, descrita aqui, está assinada «Do pincel de Iitsu, o antigo Hokusai» (Saki no Hokusai Iitsu hitsu; 前北斎為一筆) e tem por título Yamabe no Akahito (山部の赤人), o nome do autor do poema.
 
Atente-se no modo como as ondas se projectam sobre a costa a partir da Baía de Suruga. Ao fazê-lo, entram pela terra adentro, o que poderia indiciar estarmos perante um mar revolto, o que é desmentido pela placidez das águas na baía, pela serenidade dos dois navios, pela suave correnteza das ondas que riscam horizontalmente o espaço central da imagem. À semelhança de A Grande Onda, os elementos mais relevantes não se encontram no centro mas nas margens da gravura, que é preenchida por completo em todas as suas dimensões verticais e horizontais, estando mais carregada de elementos na secção inferior, com as figuras humanas e a elevação rochosa ocupando todo o extremo-direito, e o contraponto das ondas descaído para o centro e a esquerda, numa faixa horizontal que acaba por destacar a presença do Monte Fuji, o qual surge no espaço menos preenchido da imagem, erguendo-se na metade superior do desenho.
 
A terra – se quisermos, a vegetação terrestre – vai adquirindo uma coloração mais esverdeada à medida que se desce a encosta. E, no sopé, duas ondas penetram os arbustos, a ponto de apenas percebermos o que é da terra e o que é do mar devido à coloração distinta das vagas e das plantas (plantas que, à medida que se desce a encosta, adquirem um perfil cada vez mais próximo do das vagas marítimas, a ponto de Hokusai ter sentido a necessidade, por assim dizer, de colocar no fundo um conjunto arbóreo a azul, com os ramos bem identificados, para se perceber que estamos ainda perante dois mundos diversos, o da terra e o do mar). Se acaso os arbustos que emergem do mar tivessem uma cor azul, ou branca, não julgaríamos serem ondas ou a sua espuma?
 
Originalmente, pensou-se que a série Cem Poemas… teria, como o nome indica, cem gravuras, sendo um empreendimento de grande fôlego. Muito provavelmente, foi a crise económica que afectou o Japão em meados e finais da década de 1830 que levou à interrupção da série, da qual só foram publicadas 27 estampas.
 
Da série Cem Poemas por Cem Poetas
Museu Britânico, 1951, 0714, 0.40
 
 
Por esse motivo, conserva-se uma peça única, de extraordinário valor, descrita aqui: o desenho original de Hokusai para uma das gravuras, não destruído no processo de impressão. Mais precisamente, aquilo que se designa «desenho pronto para gravação» (hatsushita-e ), tal como Hokusai o traçou. Taira no Kanemo (平兼盛), o nome do poeta falecido em 990 a.C.  A gravura, de delicado traço, mostra um conjunto de viajantes que fazem uma paragem na sua jornada para consultar um fisionomista profissional, que analisa o carácter e a personalidade de um dos caminheiros escrutinando o seu rosto com o auxílio de uma lupa.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário