terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 10

  
 




 

10.
 
A 25 de Abril de 2017, a Christie’s promoveu no Rockfeller Center, em Nova Iorque, o leilão An Inquiring Mind: American Collecting of Japanese & Korean Art, no qual foram à praça diversas obras de Katsushika Hokusai.
 
Entre elas, dois exemplares de A Grande Onda, que foram vendidos a preços muitos distintos em virtude da diferente qualidade de conservação e impressão. Para um valor estimado entre 80 e 100.000 dólares norte-americanos, a xilogravura correspondente ao lote 21 foi vendida por 943.500 dólares.
 

Exemplar vendido no leilão da Christie's, Abril de 2017 (lote 21)

 

 

Com a dimensão 25.3 x 37 cm (idêntica à do exemplar do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque), trata-se de um exemplar de grande qualidade; pese uma ligeira mancha (assinalada por um círculo vermelho), os contornos estão perfeitamente definidos e, o que não é vulgar, a nuvem no horizonte é bem visível em toda a sua forma e extensão, incluindo o segmento situado no lado esquerdo da imagem (assinalado por um círculo amarelo)  
 

 
 
Em comparação, a gravura do lote 19, com um valor estimado entre os 15.000 e os 20.000 dólares, foi arrematada por 379.500 dólares.
 
 
Exemplar vendido no leilão da Christie's, Abril de 2017 (lote 19)
 
 
Desde logo, a dimensão da gravura é diferente, com 24 x 36.3 cm, semelhantes aos 24.1 x 36.2 cm do exemplar do Museu Monet (Musée des impressionnismes), em Giverny, uma cópia de grande qualidade quanto à impressão mas com uma dimensão inferior ao standard definido pelo «exemplar-padrão» do Metropolitan Museum; tudo indicia que quer o exemplar de Claude Monet, quer o do lote 19 do leilão da Christie’s terão sido aparados nas extremidades).
 


Exemplar de Claude Monet, Musée des impressionnismes, Giverny

 
Por outro lado, as habituais falhas nos contornos, com destaque para a muito vulgar interrupção na linha da onda situada à direita, é visível a olho nu na cópia/lote 19 vendida pela Christie's em 2017. 
 
É possível ter uma noção aproximada do valor atribuído à xilogravura A Grande Onda se tivermos em conta as quantias substancialmente menores alcançadas por outras obras de Hokusai vendidas pela Christie’s no leilão An Inquiring Mind.
 
Assim, e como se indica no catálogo online, a xilogravura do lote 15 foi vendida por 37.500 dólares, a do lote 16 por 47.500, a do lote 17 por 23.750, a do lote 18 por 43.750. O exemplar de A Grande Onda do lote 21, ao alcançar quase 950.000 dólares, foi, aliás, a peça de valor mais alto vendida neste leilão (cf. a lista completa).
 
De certo modo, pode fixar-se nesse valor – 950.000 dólares norte-americanos – o preço actual de um exemplar de A Grande Onda de elevada qualidade. Segundo informa a página web da Antiques Trade Gazette, em Março de 2009 a Christie’s de Nova Iorque vendeu uma «boa impreessão» de A Grande Onda por 68.500 dólares americanos, enquanto mais recentemente, em Setembro de 2012, a Bonhams de Nova Iorque vendeu uma «good impression», mas «faded, soiled, stained and rubbed» por 35.000 dólares, um valor consideravelmente mais baixo.
 
 
O preço de quase 950.000 dólares pelo qual foi arrematado o lote 21 do leilão Na Inquiring Mind atesta bem a qualidade do exemplar posto à venda pela Christie's em Abril de 2017.
 
Em Junho desse mesmo ano, a Sotheby’s de Hong-Kong vendeu um exemplar de A Grande Onda (Lote 737, dimensões 25.7 x 36.9 cm) por 3.820.000 dólares de Hong-Kong, o que equivalente a cerca de 391 mil e 300 euros (aqui). Nota-se claramente a deficiente qualidade desta impressão: 
 
 

Exemplar vendido pela Sotheby’s de Hong-Kong, Junho de 2017

 
 
No endereço electrónico da Christie’s é posível ver ainda um breve vídeo onde, no seu estúdio de Brooklyn, o artista japonês Takuji Hamanaka explica o processo e a técnica de elaboração da xilogravura A Grande Onda.
 
No mesmo endereço, apresenta-se um conjunto de dez tópicos sobre a vida e obra de Katsushika Hokusai,  os quais, apesar de vulgares, podem ser interessantes para os menos familiarizados com a biografia deste artista: (1) desconhece-se a data exacta do seu nascimento; (2) começou a pintar ainda criança, por volta dos seis anos; (3) aos catorze anos, tornou-se aprendiz de gravador de madeira; (4) foi conhecido por trinta nomes diferentes, pelo menos, ao longo da sua carreira;  (5) a sua série mais famosa é Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji; (6) tinha dotes de autopromoção; (7) a sua filha mais nova, Katsushika Oi, tornou-se igualmente uma artista de renome, célebre pelos seus desenhos de mulheres belas do Japão; (8) foi rejeitado pelo ateliê-oficina onde fez a sua formação; (9) realizou mais de 30.000 obras ao longo da vida; (10) Katsushika Hokusai não temia envelhecer.  
 
 
 
 
 
 
 

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