sábado, 23 de maio de 2020

São Cristóvão pela América (10).







No Metropolitan Museum of Art em Nova York existe este quadro do pintor veneziano Giovanni Battista Piazzetta (1682-1754). Há quem pense que os materiais usados se deterioram com o tempo, prejudicando a correcta percepção da cor original:



No campo do vitral, o Museu J. Paul Getty possui este exemplar de origem francesa do início do Século XVI em que para além do Santo e do Menino Jesus está representado o doador:



E o Metropolitan Museum of Art em Nova York tem nas suas colecções este vitral redondo, feito cerca de 1530 em Lovaina, hoje Bélgica:


Também no Metropolitan Museum of Art em Nova York uma estatueta relicário de prata de enorme perfeição, criada em Toulouse:



No mesmo museu, um díptico em marfim da primeira metade do Século XIV com proveniência francesa.

À esquerda a adoração dos Magos. À direita São Cristóvão, o véu de Verónica e um bispo santo:


Também no Metropolitan uma escultura em madeira de tília do primeiro quartel do Século XVI proveniente da Baviera, em que é de notar o intenso olhar entre o Santo e o Menino Jesus:




Finalmente e ainda no Metropolitan, um grupo de três dos catorze santos auxiliares: São Cristóvão, Santo Eustáquio e Santo Erasmo. Esculpido em madeira de tília nos princípios do Século XVI em Würzburg por Tilman Riemenschneider (1460-1531):



José Liberato






Sem comentários:

Enviar um comentário