quarta-feira, 27 de maio de 2020

São Cristóvão pela América (12)






Continuamos no mundo das iluminuras.

Ainda no J. Paul Getty Museum em Los Angeles, do Livro de Horas de Denise Porcher e da autoria do chamado Mestre de Jacques de Besançon, uma imagem do Santo ilustrando a sua história.

Iluminura feita em Paris:



Dos irmãos Limbourg, activos em França e na Borgonha no início do Século XV, um belo desenho, ao estilo das iluminuras, da National Gallery of Art em Washington. Os irmãos Limbourg foram os autores do mais conhecido livro de iluminuras da época, Les Riches heures du duc de Berry:



O Philadelphia Museum of Art é outro museu fechado nos Estados Unidos devido à crise sanitária. Deste museu reproduzem-se aqui dois óleos, um desenho e uma gravura.

Possui o museu este óleo sobre cabedal do Século XVII proveniente de Espanha representando Santa Ana e o nosso Santo, de autor anónimo:



Do pintor da Idade de Ouro Holandesa Wallerant Vaillant (1623-1677), nascido em Lille, um desenho representando a travessia do rio mas numa noite de Lua Cheia:



E finalmente uma gravura, datada de 1605, da autoria do flamengo Aegidius Sadeler II (1570-1629), a partir de um quadro de Jacopo Bassano, muito reproduzido na iconografia de São Cristóvão:



Finalmente uma cópia de uma obra perdida de Jan Van Eyck pintada por um seguidor no terceiro quartel do Século XV:




José Liberato












1 comentário: