sábado, 23 de novembro de 2013

A menina luso-americana da foto com Kennedy.




20 de Novembro



Saio hoje para Portugal e tive que saltar da cama bem cedo para dar conta de tudo. Ontem, sem saber para onde me virar, já tarde da noite recebi um pedido urgente do Tony Goulart, da Califórnia. A revista Sábado procura desesperadamente o paradeiro de uma tal Olivia Goulart, que se crê hoje com o nome de casada, Howard, e que é a mocita que na foto abaixo está a entregar um ramo de flores ao Presidente John Kennedy. Ela foi com uma delegação de luso-americanos à Casa Branca agradecer o papel que ele teve, enquanto ainda senador de Massachusetts, de conseguir que os EUA autorizassem a vinda de 2500 sinistrados do vulcão dos Capelinhos (1957-58). Um grupo de açorianos, sobretudo faialenses de Massachusetts e Rhode Island, a que se juntaram outros da Califórnia, e graças à intervenção de alguns políticos locais luso-americanos como Joseph Perry, Jr, Representante Estadual no Congresso de Rhode Island, conseguiu atrair as atenções do então Senador Kennedy e de John Pastore (reconhecível também na foto), Senador de Rhode Island, tendo assim chegado ao Presidente Eisenhower que, em férias em Newport, assinou a autorização (primeiro, de vistos para 1 500 e depois de mais 1000).

Já agora, e antes de prosseguir com a minha história, lembro que foi esse o papel de Kennedy e não da entrada dos 170 000 emigrantes portugueses que, entre1965 e 1980 deram entrada nos Estados Unidos, como tem sido ditto em Portugal e mesmo em jornais americanos. A legislação que alterou o sistema de cotas da emigração para os EUA é de 1965. Toda esta história está, aliás, muito bem investigada graças a uma investigação para que consegui um subsídio da FLAD e pedi a Daniel Marcos que levasse a cabo, a fim de ser publicada na editora Gávea-Brown: The Capelinhos Eruption: Window of Opportunity for Azorean Emigration, 2008. O livro foi depois publicado em tradução portuguesa pelo Instituto Açoriano de Cultura, com o título A Erupção dos Capelinhos: Janela de Oportunidade para a Emigração Açoriana.

Regressemos entretanto à história que estava a contar:

O pedido do jornalista da Sábado havia-me chegado às mãos anteriormente por outra via e eu simplesmente dera uma série de contactos de pessoas que poderiam eventualmente ajudar o jornalista. Por sinal, uma delas era mesmo Tony Goulart porque essa foto da ida dos luso-americanos à Casa Branca fora publicada no livro Capelinhos – a volcano of synergies, por ele coordenado. Talvez ele tivesse o contacto da senhora ou de familiares.

A busca entretanto alargou-se sem resultados e ontem voltaram de novo a bater-me à porta. Era urgente e o jornalista – diziam-me - estava em contra-relógio.  O pedido, curiosamente, chegava-me agora da Califórnia, via o próprio Tony Goulart, velho amigo. Aí, tive mesmo que deixar de lado o trabalho e ver o que conseguia.

Primeiro, googlei o nome da senhora associando East Providence ao nome dela. Apareceu logo uma Olivia Howard uma “Family Therapist” em East Providence. Os contactos vinham disponibilizados num portal dela e resolvi escrever-lhe um e-mail a perguntar se por acaso não seria a menina da foto. Depois, teclei também uma “Carta ao Director” do Providence Journal. Quem sabe se eles se interessariam também por escrever uma story sobre a senhora, agora que estamos a ser inundados de memorabilia Kennedy por causa dos cinquenta anos do assassinato?

Hoje, logo de manhã recebi resposta da Olivia Howard: Yes, I am that Olivia… Please call, my # is….”

Liguei-lhe de imediato, claro! Conversámos e ela lá me contou das suas recordações do evento.

Agora terei de levá-la também ao meu programa de televisão.

E regresso ao trabalho, antes que me chegue outro pedido urgente.

Aí fica a foto.
 
 
 
 
Onésimo Teotónio de Almeida



 
 
 






Sem comentários:

Enviar um comentário