sábado, 8 de fevereiro de 2014

Um poeta ao volante.








 
 
Não o tratemos com condescendência ou paternalismo. António Sequeira Tente é um taxista de Lisboa, vindo das Beiras. Faz quadras sobre a sua terra natal e outras, melhores ainda, sobre a capital. Quadras ao gosto popular. Nasceu em Folgosinho, concelho de Gouveia, a 5 de Julho de 1943.

         Não sobrevalorizemos a sua poesia ou os seus méritos literários. Como poeta, António Sequeira Tente não vale mais, nem menos, por ser taxista.

         «Sou um profissional do volante há mais de quatro décadas e conduzo táxis há mais de três (…). Para tentar minorar os efeitos catastróficos que esta ingrata profissão provoca nos meus neurónios por ser tão stressante e desgastante, sempre tive a necessidade de criar algumas escapatórias. Ao volante nasceram os meus versos, e motivos de inspiração era coisa que nunca faltava. Nos dias de folga fazia atletismo, hoje já posto de parte (a idade não perdoa).» − escreve no prefácio a Memórias do Trovador.  

         Além de poeta, António Sequeira Tente é coleccionador daquilo a que chama «máquinas canoras». Possui uma vasta colecção de grafonolas, fonógrafos e gramofones. Dedica os tempos livres a restaurar as suas máquinas canoras.
 
 

 

         Aos livros que divulga, em edição de autor, chama «modestíssimas publicações». Quem o conhece fica desvanecido pela sua cortesia e pela sua simplicidade. É tão caloroso quanto despretensioso. Bom ou mau poeta, isso que aprecie quem sabe. Uma coisa, porém, tenho por certa: pessoas assim fazem bem ao mundo.

 
António Araújo   





 

7 comentários:

  1. Já me aconteceu viajar com ele uma vez e só tive pena de não ter à mão um gravador. O homem falava em verso. Sem parar. Diverti-me e só fiquei com outra pena: de a viagem não ser para mais longe.

    onésimo

    ResponderEliminar
  2. Ele gosta de parar aqui pelo Largo da Graça (onde está na foto) e é uma questão de esperarmos um bocadinho que os que estão à frente vão sendo tomados .
    E ainda acabamos por trazer um dos livros (ou os dois) connosco .

    ResponderEliminar
  3. Quando fiz a viagem ainda não havia livros. Fiquei a saber agora pelo Malomil, onde sempre aprendo imensas coisas. E até já sei onde procurá-lo.
    Abraço também, António.

    onésimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Onésimo,
      Já há livros, e vão na 3ª edição! Vou arranjar-lhe os dois exemplares e mando em breve.
      Abraço amigo,
      António

      Eliminar
  4. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenageio por meio deste o ESCRITOR ANTONIO SEQUEIRA TENTE e toda equipe pelo lançamento do livro “MEMÓRIAS DO TROVADOR”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos e muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”

    DESEJO SUCESSO A TODOS!

    PAULINHO Solução
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderEliminar
  5. Sr António drove my wife and I to Hospital da Luz this morning. It is very rare to find a taxista with a literary gift. Of course, we bought a copy of the book and Sr António was kind enough to write a dedication for us. I am looking forward to reading the poems, and I would love to see his collection of antique gramophones.

    ResponderEliminar