sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O Algarve de Artur Pastor.

 
 
 














 
 

 


 







 
 
 
 
Um problema que nos parece também requerer todo o cuidado é o da implantação de hotéis, especialmente se e tratar de construções volumosas. Em nosso entender a excessiva altura não está indicada. Molesta-nos a sensibilidade observar grandes imóveis na falésia média, dado que para eles converge facilmente a atenção, com prejuízo do equilíbrio natural, constituído pelas rochas e pelos areais. Assim sucede, por exemplo, com o grande edifício de apartamentos à entrada da Praia da Rocha e com o Hotel Algarve, que afectam o conjunto estético dessa imensa catedral da Natureza, com o Hotel Sol e Mar, em Albufeira, etc.
 
Conviria evitar-se, com o maior empenho, o excesso de ruídos nocturnos, em regra provocados por motoretas, que flagelam, em várias povoações, as proximidades de hotéis e residenciais.
 
Outro aspecto nefasto que nos ocorre é a tendência frequente de se praticar especulação que visa em especial os estrangeiros
 
A venda de imóveis ou terrenos à beira-mar tem-se realizado muitas vezes sem se acautelarem devidamente interesses do património nacional. Há que contrariar provincianismos, lucros imoderados, desejos acanhados de se fazer pouco e no geral mau, ou de se obterem imediatos reembolsos do capital despendido.
 
Lucrativo será também lutar contra o descuido imperdoável, o desinteresse, o alheamento de muitos naturais pelas belezas da sua província
 
Artur Pastor, Algarve, 1965
 

                                     Até 16 de Dezembro, em Albufeira, mais informações AQUI 

 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário