sábado, 22 de fevereiro de 2014

Queres fazer o favor de te calares?






Fonte: Jornal de Notícias, aqui



Segundo os dados do recente relatório da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a categoria dos crimes de violência doméstica representa 84,2% dos crimes relatados pelas vítimas à APAV em 2013. Se isto é só uma estatística, ficam as imagens da norte-americana Sara Naomi Lewkowicz, que durante meses acompanhou o quotidiano do casal Shane e Maggie em Lancaster, no Ohio. Até ao dia em que Shane agrediu Maggie, na presença da filha de dois anos. A fotógrafa chamou a polícia. A imagem é uma das vencedoras do World Press Photo e a história, mais desenvolvida, pode ser lida aqui. Segundo me disse uma voz amiga, a fotógrafa queixou-se pelo facto do Pais de Quatro ter publicado algumas das suas imagens, que não vi. O João Miguel Tavares (um abraço, João Miguel!) optou por retirá-las do blogue. Até agora, não fui contactado por Sara Naomi Lewkowicz, cujo trabalho tenho o maior gosto em divulgar e que pode ser visto com mais pormenor aqui.  




 
 


 

5 comentários:

  1. Há coisas estranhas nesta estória. Uma mulher de 19 anos com dois filhos? Um de 4 e outra de 2? Engravidou aos 11/12 anos? Uma agressão em frente a uma fotógrafa? Uma cozinha exemplarmente limpa e arrumada para quem deixa uma filha nua pela casa. Um fogão que nunca deve ter sido usado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché. Distraí-me com congressos... Mas seriam 14/15 tendo em conta a gestação.

      Eliminar
  2. A luz do fogão acesa. Quem acende a luz do fogão se não vai cozinhar? Um bom enquandramento?

    ResponderEliminar
  3. História mal contada , como uma voltinha na net confirma .
    Excelente a resposta de João Miguel Tavares e alguns dos comentários que teve .
    Mas é o que está dar , prejudicando mais do que ajudando os casos reais e dramáticos que surgem todos os dias .

    Ainda há um ano me vi envolvido "malgré moi" num caso de violência doméstica em determinado local do país em que tenho uma propriedade , sede de concelho mas meio pequeno , estava em causa um casal que me dá algum apoio local .

    Depois de fazerem as "alegrias" da vila e arredores durante meses no "mata e esfola" de testemunhas e advogados , já andam de mão dada e aos beijinhos na rua e ambos deixaram de falar a uma familiar , parece que não por acaso .

    Dizem que me estão eternamente gratos por ter mantido a cabeça fria ...

    ResponderEliminar