terça-feira, 25 de março de 2014

Judaica - dia 27.

 
 
 

 



É já no próximo dia 27, pelas 19h00, que no Cinema São Jorge se iniciará a Judaica – 2ª Mostra de Cinema e Cultura. Organizada por Elena Piatok, a Judaica começa com A Lua é Judia, documentário de 2011, inédito em Portugal.
 


A Lua é Judia
 
 
 
 
 

A história parece irreal, mas não é. Pawel, um antigo skinhead, converte-se ao judaísmo ortodoxo., «O que é ser judeu?», «O que é um judeu?», questões em debate moderado por António Marujo, com intervenções de Francisco José Viegas e João Medina.


O Atentado
 

Neste primeiro dia, às 21h30, também no Cinema São Jorge, o filme de abertura: O Atentado, de Ziad Doueri, com a presença do realizador.  Da Apresentação:

«Amin Jaafari é um cirurgião israelo-palestiniano totalmente integrado na sociedade de Telavive. Tem um casamento feliz, uma carreira exemplar e muitos amigos judeus. Todavia, este mundo perfeito desaba quando a sua mulher morre num ataque suicida, num restaurante, e é acusada pela polícia israelita do atentado que provocou dezanove mortos.
 
Convencido da sua inocência, Amin abandona a relativa segurança da sua cidade de adopção e parte em busca da verdade para os territórios palestinianos ocupados. Acaba por se ver em situações e lugares ainda mais perigosos e é com determinação que continua a insistir na busca de respostas às perguntas que nunca pensou vir a fazer.

O Atentado foi adaptado a partir do bestseller homónimo de Yasmina Khadra. Este romance foi publicado originalmente em 2005, tendo sido traduzido para mais de 40 línguas e acumulado inúmeros prémios internacionais».








 

Sem comentários:

Enviar um comentário