quinta-feira, 12 de abril de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 46

 

 
 
         46.
 
         Na cultura popular de massas – e, em particular, entre as faixas etárias mais novas – a mangá, o anime e os videojogos têm desempenhado um papel fundamental na vulgarização de A Grande Onda, contribuindo de forma decisiva para o seu estatuto de «ícone global» e, a par disso, para o reconhecimento visual  da imagem concebida por Katsushika Hokusai. 
 

Miss Hokusai, 2015

 
         Já se referiu que a filha de Hokusai, Katsushika Ōi (1800? - 1857?), é a personagem principal do filme Miss Hokusai, realizado por Keiichi Hara e estreado em 2015, no qual a imagem de A Grande Onda surge no próprio  cartaz promocional (cf. Notas sobre a Grande Onda – 41)
 
         Katsushika Ōi surge também num popular videojogo, Fate/Grand Order, baseado na novela gráfica Fate/stay night. Dirigido por Yosuke Shiokawa, com desenhos de Takashi Takeuchi, argumento de Yuichiro Higashide, Hikaru Sakurai, Hazuki Minase e Meteo Hoshizora, e música de Keita Haga, a primeira versão deste jogo foi lançada em Julho de 2015. Além da japonesa, existem duas versões chinesas, uma inglesa e outra coreana.

 

Fate/Grand Order, 2015



 
         O enredo do jogo pode ser lido na página oficial na Internet de Fate/Grand Order (http://fate-go.us/) ou na versão da Wikipedia em língua inglesa, aqui. De acordo com os dados publicados no site Think Gaming (aqui), o jogo Fate/Grand Order é extremamente popular e lucrativo, com mais de sete mil instalações diárias, o que decerto contribuiu – e contribui – para uma propagação em larga escala da imagem de A Grande Onda.
  
 
 

 
 
 
         Segundo o que é possível observar da visualização deste trailer, surgem no jogo três obras de Katsushika Hokusai: A Grande Onda, com lugar de destaque; o popularmente designado «Fuji Vermelho» (Dia Límpido com uma Brisa do Sul / Gaifu kaisei, igualmente da série Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji, 1831) e também as popularmente designadas «Onda Masculina» e «Onda Feminina», as duas pinturas do tecto de uma carreta de festivais, datadas de 1845, o período em que Hokusai permaneceu em Obuse (cf. Timothy Clark (ed.), Hokusai. Beyond the Great Wave, Thames & Hudson-The British Museum, 2017, p. 306).
 

 


 
 

3 comentários:

  1. Muito obrigado pela partilha desta grande série sobre A Grande Onda. Por sugestão, poderia colocar um marcador específico para mais facilmente lermos todas as notas.

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, esqueci-me... as minhas desculpas e muito obrigado pelo seu interesse.

    Cordialmente

    António Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, eu é que agradeço pelos conteúdos que partilha.

      Cumprimentos.

      Eliminar