segunda-feira, 30 de abril de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 56

 
 
 
 
56.
 
A capa do livro Atlas das Viagens e dos Exploradores – As Viagens de Monges, Naturalistas e Outros Viajantes de Todos os Tempos e Lugares, recentemente publicado pela editora Planeta Tangerina, parece ser claramente inspirada em A Grande Onda, de Katsushika Hokusai.
 
 
 
 
 
Os seus autores, Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, têm-se destacado na área dos livros infanto-juvenis.
 
Nascida em Lisboa, em 1974, Isabel Minhós Martins estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou como criativa na área da comunicação para crianças e foi uma das fundadoras da editora Planeta Tangerina, tendo uma vasta bibliografia, onde se pode destacar Pê de Pai (com Bernardo P. Carvalho, 2006), Um Ano Inteiro – Almanaque da Natureza (idem, 2015), Cá Dentro – Guia para Descobrir o Cérebro (idem, 2017). Alguns dos livros que escreveu, publicados em vários países, foram distinguidos por prémios ou instituições ligados ao livro para a infância: Catálogo White Ravens, Prémio Andersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa de Autores (2015), Gustav-Heinemann Friedenspreis (2017), Deutscher Jugendliteraturpreis (2017).  
 

Bernardo P. Carvalho (Lisboa, 1973)







 
Bernardo P. Carvalho, nascido em Lisboa em 1973, frequentou a Faculdade de Belas Artes e é, à semelhança de Isabel Minhós Martins, co-fundador da Planeta Tangerina, tendo ilustrado livros como o citado Pê de Pai ou o premiado Lá Fora – Guia para Descobrir a Natureza (com Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, 2014). Em 2009, foi um dos vencedores do 2nd CJ Picture Book Awards (Coreia), com o livro As Duas Estradas. No mesmo ano ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro Depressa, Devagar. Já em 2011, o álbum O Mundo num Segundo foi distinguido como um dos melhores do ano pelo Banco del Libro da Venezuela.



Em Portugal, crê-se que o exemplo mais conhecido e expressivo de utilização da xilogravura de Hokusai na capa de um livro é a obra E vós, quem dizei que eu sou?, de Roger Garaudy, publicado pela Editorial Notícias.
 



 

   A propósito da presença de A Grande Onda em capas de livros, apresentam-se alguns exemplos, extraídos daqui (e, portanto, circunscritos ao universo anglo-saxónico), tendo sido propositadamente escolhidas obras que, em regra, não se relacionam directamente com Hokusai ou a sua famosa xilogravura.

 
 

















Sem comentários:

Enviar um comentário