quarta-feira, 11 de abril de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 45

 



         45.
 
         Como notam Julyan H. E. Cartwrigth e Hisami Nakamura no estudo What kind of a wave is Hokusai’s Great Wave off Kanagawa?, Hokusai distorceu significativamente a imagem, o que é visível em especial na aparência do Monte Fuji, de 3.776 metros de altura.
         Com base na dimensão média dos navios oshiokuri  – de 12 a 15 metros de comprimento – Cartwright e Nakamura estimam que A Grande Onda tenha cerca de 10 a 12 metros de altura.
 

Baía de Negisihi, Yokohama, local provável da cena figurada em A Grande Onda

 
 
         No entanto, para realizar esse cálculo, é necessário que a imagem corresponda à realidade observada, considerando-se que o ponto provável de localização da cena retratada por Hokusai se situa a cerca de três quilómetros da marina da Baía de Negishi, em Yokohama. Neste sentido, e com base numa fotografia de Yoshio Miyajima, Cartwright e Nakamura chegam à conclusão que Hokusai terá distorcido cerca de 30% a imagem real, cujas proporções naturais são bastante diferentes das que vemos em A Grande Onda. Corrigida a distorção de 30%, a imagem natural de A Grande Onda deveria ser a que consta da Figura 1, apresentando-se de seguida, na Figura 2, a xilogravura de Katsushika Hokusai.
 
Figura 1
 
 

Figura 2

 
               
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário