segunda-feira, 9 de abril de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 44

 
 
 
 
44.

 

         O livro de Christine M. E. Gutt Hokusai’s Great Wave. Biography of a Global Icon é, indiscutivelmente, a obra mais completa sobre a projecção de A Grande Onda nas artes plásticas do Ocidente desde finais do século XIX, abrangendo ainda outros tópicos, tais como as recriações daquela imagem em objectos de consumo, edifícios públicos, projectos da mais variada índole.

 

         Entre os trabalhos mencionados por Christine Gutt (ob. cit., p. 11), a demonstração do artista Phil Hansen sobre como desenhar A Grande Onda com Coca-Cola. Hansen é um artista plástico norte-americano que se tem notabilizado por intervenções que se destacam pela sua originalidade e pela sua ironia e por reutilizarem materiais inesperados, mas ainda assim relacionados com o objecto ilustrado, como sucede com um retrato de Donald Trump com fatias de bacon ou do fotógrafo Ansel Adams com folhas de árvore, entre tantos outros.

 
 
 

 
 
 
         Phil Hansen é um artista e palestrante com algum reconhecimento e audiência, como se pode ver na sua página oficial na Internet (http://www.philinthecircle.com/).
 

         Saliente-se, por outro lado, que o seu vídeo no YouTube em que pinta A Grande Onda com Coca-Cola registou mais de 300 mil visualizações.
 
 
 

 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário