segunda-feira, 20 de julho de 2020

Um retrato da União.










4 comentários:

  1. Passando a fim de ver e ler a publicação e deixar
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! (por este e por todos os seus demais comentários)

    Muito cordialmente,

    António Araújo

    ResponderEliminar
  3. Instrutivo, mas redutor. O problema é que os leitores apressados vão projectar abusivamente sobre este grafico um balanço custos/vantagens, quando este é muito mais complexo, tanto do lado dos custos (fragilização possivel de sectores produtivos nacionais mercê da concorrência, deslocalização possivel dos centros de decisão, "concorrência" em termos de contribuições sociais ou mesmo em termos de fiscalidade, etc.), como do lado das vantagens (abertura de novos mercados, modernização do aparelho produtivo, atracção de capitais, etc.).

    Na minha modesta opinião, para todos os paises membros, embora com diferenças importantes de uns para outros, o azul excede largamente o vermelho. Não fosse assim, teriamos tido muito mais saidas, e a unica que houve até hoje teria sido bastante mais rapida... Mas é claro que apresentar um quadro completo é muito dificil.

    Boas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «apresentar um quadro completo é muito dificil»

      É verdade. Mas seria fácil indicar quanto valem os montantes em jogo nestas "ilustrações" em percentagem do PIB global dos países da UE. Pouco mais de 1%, creio.

      Eliminar