sábado, 19 de novembro de 2016

O casamento de Herculano.

 
 
 


No primeiro dia do mês de Maio do ano de mil oitocentos e sessenta e sete nesta Igreja de Santa Maria Maior da Sé Patriarcal de Lisboa, Bairro do Rossio, na presença do Excelentíssimo Cónego da mesma Sé Patriarcal, Félix Manuel Plácido da Silva Negrão, por autorização de Sua Eminência com data de 24 de Abril que fica neste Cartório, compareceram os nubentes Alexandre Herculano e D. Mariana Hermínia Meira, os quais me consta serem os próprios, com um despacho de Sua Eminência que dispensa as proclamas e mais papéis de estilo, que também fica neste Cartório, e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento;
Ele de 57 anos de idade, solteiro, proprietário, filho de Teodoro Cândido de Araújo e D. Maria do Carmo de São Boaventura, morador na freguesia da Ajuda, concelho de Belém; e ela de 52 anos de idade, solteira, natural de Cascais, filha de Francisco Gomes Meira e de D. Maria Eugénia, moradora na Calçada do Marquês de Abrantes número 32, 1º andar, freguesia de Santos-o-Velho, onde satisfez os deveres paroquiais, os quais nubentes se receberam por marido e mulher, e os uniu em Matrimónio, procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
Foram testemunhas presentes, que sei serem os próprios, José Manuel da Costa Basto, solteiro, oficial da Torre do Tombo, morador na Rua da Conceição nº 10, freguesia de São José, o Reverendo Padre José de Sousa ferreira Guimarães, Tesoureiro desta Sé Patriarcal, morador no Pátio da Sé. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido, perante os cônjuges e testemunhas, comigo assinarão. Era ut supra. Declaro que a Freguesia da primeira testemunha é Santa Isabel.
A.Herculano
Marianna Hermínia Meira
José de Sousa Ferreira Guimarães
O Cónego da Sé Patriarcal Félix Manuel Plácido da Silva Negrão
O encarregado da freguesia no impedimento do Rev. Prior, Padre Joaquim da Silva e Faria
 
[transcrição de José Liberato]
 

Sem comentários:

Enviar um comentário