segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Regresso ao rinoceronte.

 
 
 



Eu tinha resistido durante anos a falar daqui de rinocerontes indianos e da gravura de Dürer, mas a capa do livro O Século dos Prodígios, de Onésimo Teotónio de Almeida, escolhida pelo Francisco José Viegas (um abraço a ambos), fez abrir a caixa de Pandora. Depois, outro grande amigo e colaborador assíduo do Malomil, José Liberato (outro abraço), trouxe notícias do prédio de Cracóvia onde vi as placas ornamentais com um elefante e dois rinocerontes. O edifício tem o seu nome devido ao facto de no século XVII ter lá existido uma farmácia denominada «Elefante de Ouro», de que foi proprietário um italiano, Bonifacy Cantelli. Foi alvo de várias remodelações e, em 1850, de um grande incêndio, mas a decoração exterior – o elefante e os dois rinocerontes – conserva-se até aos nossos dias, como é fácil constatar ao viajante que passe pela Cidade Velha de Cracóvia.

E, já que falamos de rinocerontes, é um lugar-comum aludir ao que existe na Torre de Belém, que merece destaque por ser a primeira representação escultória de um rinoceronte feita na Europa (cf. Paulo Pereira, Torre de Belém, Scala Publishers, 2005, pág. 33). Menos falado é outro rinoceronte, feito pouco depois no Mosteiro de Alcobaça. A gárgula com o rinoceronte encontra-se no canto Norte-Poente do Sobreclaustro do Silêncio, edificado por ordem de D. Manuel no início do século XVI.

 
 

Mosteiro de Alcobaça, Sobreclaustro do Silêncio, século XVI 
 

 
Causa espanto que esta escultura não seja mencionada na obra de referência de T. H. Clarke sobre os rinocerontes na arte ocidental (cf. The Rhinoceros from Dürer to Stubbs, 1515-1799, Sothebys, 1986). Como causa espanto e é muito intrigante outro facto: o rinoceronte entro no estuário do Tejo, trazido na nau Nossa Senhora da Ajuda, em 20 e Maio de 1515. Valentim Fernandes (Morávia, c. 1450-Lisboa, 1518 ou 1519), também conhecido como Valentim Fernandes Alemão ou Valentim Fernandes da Morávia, impressor e tradutor germânico residente em Lisboa, terá enviado a Dürer uma descrição do animal. Foi a partir dessa descrição e de um desenho enviado de Lisboa para Nuremberga, de um remetente desconhecido, que Dürer fez a sua gravura celebérrima, em que o rinoceronte parece estar envolto numa armadura ou couraça bélica, de resto muito parecida com outro desenho que Dürer fez pela mesma altura, c. 1515/16, de uma viseira de um capacete de prata destinado ao Imperador Maximiliano I. O desenho está hoje no Museu Albertina, em Viena, e as semelhanças com o dorso do rinoceronte são flagrantes.
 

Dürer, Viseira de capacete, c. 1515/1516

 
 
Giovanni Giavomo Penni, Forma e natura e costumi de lo Rinocerothe, Roma, 1515
 
 
 
O desenho de Dürer não foi, porém, a primeira representação de um rinoceronte indiano na Europa. A primazia cabe ao médico e humanista florentino Giovanni Giacomo Penni, que escreveu um poema de louvor ao animal, em vinte e um versos de ottava rima, publicado em Roma em 13 de Julho de 1515. É um facto deveras intrigante. O rinoceronte chegou a Lisboa em 20 de Maio e a 13 de Julho já Penni tinha recebido a notícia da sua chegada, provavelmente com uma descrição do animal, como já tinha escrito o poema e publicado um livro, Forma e natura e costumi de lo Rinocerothe. Parece ser demasiado rápido mesmo para os padrões do nosso tempo, quanto mais para os daquela época. Diz-se que terá sido informado por carta de um dos muitos mercadores de Florença que então residiam em Lisboa, mas em qualquer caso tudo parece ter-se processado com demasiada rapidez. Segundo T. H. Clarke, isso só atesta o interesse sensacional que a revelação do rinoceronte teve na Europa dos alvores do século XVI. Em qualquer caso, estranha-se. Mas não se duvida.
 

 

 
       Como não se duvida que, ao contrário do que por vezes se diz, a representação de Dürer é particularmente fidedigna. Alguns estranharam o segundo corno existente no dorso, dizendo ser mais uma fantasia belicista do gravador alemão. Mas, quem ler esta minuciosa descrição, concluirá que, de facto, os rinocerontes indianos têm uma protuberância no dorso, por vezes imperceptível. Mas que lá está, está. E Albrecht Dürer captou-a, com olhar de lince. Voltaremos ao tema, que é inesgotável.
 
 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário