quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Shame Fonda.

 

 
 
Agora que tanto se fala de direito a memória, talvez seja de recordar as palavras – as palavras horríveis – de Jane Fonda em Hanói, que visitou em 1972. Vi-as há pouco, na extraordinária série da Netflix «A Guerra do Vietnam». «Hanói Jane», como foi chamada, já tentou justificar-se (de uma forma bastante arrogante, aliás), mas dizer que os prisioneiros americanos eram «criminosos» e deviam ser «executados»? Shame Fonda.
 
 
 

3 comentários:

  1. A foto foi agressiva e ela tomou uma posição, mas não a acho de todo pessoa a culpar. Coisas piores aconteceram... aliás os soldados que se queixam ao que se sabe fizeram coisas piores para alem de combater!!!

    ResponderEliminar
  2. Andei a ver na wikipedia e não encontrei lá nada sobre tais palavras de Fonda. Vi lá que a acusaram de montes de coisas, de mau gosto e tal, mas não tais palavras.
    Não sei se a série da Netflix será muito rigorosa. Fake news sempre abundaram em tempo de guerra...

    ResponderEliminar
  3. Jane Fonda diz (naquilo que ouvi) que os alemães e os japoneses que fizeram o que os americanos faziam, ou mais propriamente quem os mandava fazer, foram acusados de crimes de guerra e executados. Era mentira? Os americanos fizeram parte dos júris que condenaram alemães e japoneses. Jane Fonda só lembrou os factos.

    ResponderEliminar