sábado, 1 de dezembro de 2018

Portugal, 1955: o olhar de Cartier-Bresson.

 



































19 comentários:

  1. Sublimes, estas fotografias. Claro que corresponderão a um tempo que já passou, mas quanto da alma desse tempo nos possui ainda?
    Miguel Geraldes Cardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito nos informa ainda, no sentido mais abrangente do termo.

      Eliminar
  2. Todas magníficas !! E que tempos !!! Só a preto e branco .

    ResponderEliminar
  3. Fotografias com grande valor valor isto-rico honra seja dada seja prestada ao fotografo que nos deixou estas maravilhosas foros onde duas delas mostram as mulheres a lavar suas roupas no rio Tâmega hoje já o local nao e nada disto

    ResponderEliminar
  4. A história de um povo que de forma honesta e com enorme esforço e vontade de se afirmar no mundo, consegui vencer apesar da opressão do antigo regime.
    Povo alegre que se contentava com pouco, tendo a porta do seu jardim um Oceano Atlantico cheio de sonhos e ilusões que alguns se aventuraram a descobrir o que estaria para além da rotina diária; quer agrícola, pesqueira ou outra.
    Que orgulho ser Português.
    E filho de uma geração que já não volta, mas ficará para sempre espelhado em fotos e retratos como estes a preto e Branco.
    Fotos que apesar de serem a preto e banco co seguimos identificar “ a cor” moderna de outros tempos; na vestimenta dos campinos, dos pescadores e ou das viúvas que perderam seus entes queridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma geração que constituía a Nação que infelizmente já não é, passando a ser um país com um povo sem alma e sem destino.

      Eliminar
    2. Discordo completamente da part "sem destino". Sem liderança competente para inspirar, sim. A paixao leva-nos onde sebedoria e talento nao chegam, precisamos sim de politicos com sentido patriotico acima de interesses egoistas...

      Eliminar
  5. Maravilhosa recordação!!!! Sou Portuguesa e tenho muito orgulho!!!!
    Obrigados pela partilha
    Boas festas a todos

    ResponderEliminar
  6. O nosso atraso a pesar-nos nos tempos idos.
    Mas o atraso mantêm-se, só que agora a TV e o Futebol dão-nos a ideia que tudo será melhor já amanhã com a graça de Deus...
    Acho que nunca deixámos de ser um País atrasado e vamos continuar a ser. Há uma espécie de destino fatalista onde bebemos com sofreguidão (e talvez prazer) as nossas tristezas, as nossas angustias e o nosso fado. Alguns acham que isso 'é ser português!'...

    ResponderEliminar
  7. Fotos magníficas de um Portugal tão duro!

    ResponderEliminar
  8. Olhos que veem beleza e que a partilham. A realidade é o que é a cada momento e a cada momento é feita por todos e cada um de nós. São belas as fotos e mostram o que cada um de nós conseguiu construir.

    ResponderEliminar
  9. Uma visão desempoeirada de um tempo que, além do preto e branco, era também muito cinzento, sombrio, triste. Apesar das gentes viverem, aparentemente, felizes, à luz das circunstâncias político-sociais.
    Cartier-Bresson encontrou um país anacrónico, merecedor de um enfoque que se transformou numa visão artística, antropológica e sociológica de um povo dos confins da Europa, digno e humilde.

    ResponderEliminar
  10. Maravilhoso recordar o passado do nosso pais. Muito obrigado

    ResponderEliminar
  11. superbes photos d'un Grand de la Photographie. Merci Mr Cartier-Bresson!

    ResponderEliminar