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Já aqui se falou no Malomil da PPP – Publicidade Pimba e Parva.
Agora, em França, Annie Pastor acaba de publicar um livro com o título Les pubs que vous ne verrez jamais. 100 ans
de publicites sexistes, racistes, ou tout simplement stupides… Nunca se percebe se a
publicidade reproduz tendências e estereótipos ou se os antecipa e cria. O
certo é que os amplica. Publicita-os,
literalmente. Aqui temos de tudo: racismo (e que importante seria fazer uma
antologia do racismo explícito e implícito nos anúncios portugueses...), sexismo, idiotia
ou o puro mau gosto. Por exemplo, o anúncio da Volkswagen em que se alude ao
desastre automobolístico de Ted Kennedy, que acabou com as suas hipóteses de se candidatar à
Presidência dos Estados Unidos; mas que também custou uma vida, facto que não
impediu os publicitários de brincarem estupidamente com tal tragédia. Há
atenuantes, em certos casos: criticar a publicidade ao tabaco padece de algum
anacronismo, já que na altura tudo isso era normal e usual. Sem ser uma obra
profunda, mas, do mesmo passo, sem ceder ao moralismo ou à tirania do politicamente correcto, apresentando-se
muito mais como um mero divertissement visual,
este é um livro que se aconselha. Todavia, há um ponto de discordância: les pubs que vous ne verrez jamais?!
Duvida-se: o sexismo e o machismo na publicidade não diminuíram. Têm agora uma
linguagem aparentemente mais sofisticada, mas a mensagem continua a mesma de
sempre: boçal e alarve. De igual modo, o uso e abuso de crianças na publicidade também merecia uma análise. Enfim, temáticas várias que deveriam ser discutidas, mas não são.
Infelizmente.
António Araújo
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