sexta-feira, 6 de junho de 2014

Su majestad, o España.

 
 
 





O Edificio España sempre foi para mim uma das maravilhas de Madrid. Passei tardes inteiras a mirá-lo cá de baixo, sentado num banco de jardim, contemplando, esmagado, o belo-horrível daquela massa enorme e neobarroca dos irmãos Otamendi. Quando lhe dá a luz do entardecer, o España transfigura-se sobre o ruído das ruas, agiganta-se mais ainda. Muitas vezes tentei saber quem ali viveria, aguardando que entrasse ou saísse um morador para ver quem era. Quem mora no Edifício España? Uma ou outra vez vi gente por lá, mas nunca tive a certeza certa que fossem residentes – e entretive-me a pensar como seriam os interiores e as entranhas do España, como seria viver ali. Agora, vai ser vendido por 265 milhões de euros a um magnata chinês, de nome Wang. Nada contra. É muita massa em jogo, dos dois lados da mesa. Mas nunca, por nunca, estraguem o majestoso España. Seria pior do que uma abdicação régia.
 
 
 

2 comentários:

  1. No fim da aula, lembrei aos meus alunos (futuros engenheiros) o que aconteceu há 70 anos. Quando chegou a alvorada de que Churchill falou. Esqueci-me de falar do 10 de Junho. Fica o pedido lembrar o 10 de Junho de há 70 anos e Oradour-sur-Glane, com um olhar Português.

    ResponderEliminar
  2. Banco Santander tornou-se o proprietário do edifício histórico em 2005 ao adquiri-lo a Metrovacesa por € 389.000.000 e levava algum tempo a tentar vendê-lo.
    Sintómatico dos tempos. Agora nas maos todo ele (o edificio) dum chinoca com arrestos para tentar levar adiante proiectos com que ja estava case para ruir e por culpa da especulaçao imobiliaria. 389 millhoes que diminuiram para 265 de repente.
    Seja bem vindo pois o chinoca ...A ver se este exemplo estendese e multiplicase...

    ResponderEliminar