quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Portugal, 1956.

 
 
 
 
 
Editado pela companhia aérea Pan America, em sucessivas edições desde, pelo menos, 1951, New Horizons era um guia turístico sumário, em formato de bolso, que contemplava mais de 80 países, e no qual colaboravam os agentes locais da Pan Am em vários pontos do planeta. Nas entrelinhas, no meio de conselhos práticos ao turista incauto, a visão de Portugal a partir dos Estados Unidos, em tempos de Guerra Fria e de salazarismo.
 
Gérard Castello Lopes
Portugal, 1956
 
LOCALIZAÇÃO – Portugal está situado entre Espanha e o Oceano Atlântico, sendo um pequeno rectângulo no extremo sudoeste da Península Ibérica. Lisboa, a capital, encontra-se a 895 milhas aéreas de Paris e a 319 milhas aéreas de Madrid.  Entre outros lugares, os Açores, a 800 milhas a Oeste, e as Ilhas da Madeira integram as regiões insulares de Portugal.
 
CARACTERÍSTICAS – Lisboa é uma das mais agradáveis cidades da Europa. Os seus hotéis têm qualidade e os restaurantes famoso. O clima é ideal, os passeios e as paisagens extremamente belos. Se buscar um destino diferente, planeie uma viagem a Portugal, onde os americanos, além de muito bem-vindos, não são em número excessivo. Descubra este país pelos seus próprios meios.
 
POPULAÇÃO – estimada em 9 milhões de habitantes, a população excede ligeiramente a de Nova Iorque e a de Baltimore em conjunto.
 
DIMENSÃO – 380 milhas de comprimento e 140 milhas de largura – aproximadamente o tamanho do Estado de Indiana.
 
CAPITAL – Lisboa, com uma população estimada em 1 milhão de pessoas, uma cidade maior do que Baltimore.
 
GOVERNO – uma República unitária e corporativista, tendo a Constituição portuguesa sido aprovada num plebiscito realizado em Março de 1933. O Presidente da República é eleito por sufrágio universal a cada sete anos. O parlamento tem 120 deputados, eleitos a cada quatro anos.
 
COMO CHEGAR – existe um Pan Am Clipper que em apenas 13 horas e meia o transporta de Nova Iorque ou Boston a Lisboa. De Paris, 4 horas; 1 hora de Madrid. Por navio, cerca de 8 ou 9 dias.
 
ONDE DORMIR – Lisboa tem bons hotéis para qualquer gosto e para todas as bolsas. O hotel mais luxuoso de Lisboa é o Aviz, cuja tarifa mínima são 8,50 dólares por um quarto individual, refeições incluídas. O Hotel Império é encantador, a 6 dólares por um quarto individual, refeições não incluídas. Igualmente de primeira classe, mas com preços mais moderados, existem o Condestável, Avenida Palace Hotel, Hotel Bristol, Hotel Florida e Hotel Victória: quartos individuais, com refeições incluídas, a 4,60 dólares ou 5,50 dólares. São apenas alguns dos muitos hotéis de Lisboa. Existem quartos a cerca de 2,80 dólares por dia, com todas as refeições incluídas, nos pequenos hotéis da cidade raramente frequentados por turistas, mas impregnados de atmosfera local. Em todo o país, existem estabelecimentos hoteleiros do Estado, as pousadas, ou casas de hóspedes privadas (estalagens), que oferecem aos turistas alojamentos confortáveis e aprazíveis, ainda que não luxuosos.
 
ARTES – Em Portugal, existem monumentos romanos, visigóticos, românicos, góticos, renascentistas, barrocos e neoclássicos, bem como arquitectura moderna. Um estilo português peculiar, o Manuelino, datando dos séculos XV e XVI, atrairá certamente a sua atenção, pois encontra-se decorado exuberantemente com motivos náuticos e marítimos. Corresponde essencialmente ao estilo do período das descobertas marítimas. O Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa, são ilustrativos desse estilo.
         Há uma escola de pintura portuguesa (séculos XV e XVI), com características próprias, de que uma colecção importante pode ser vista no Museu de Arte Antiga de Lisboa. Além destas antigas pinturas portuguesas, há maravilhosos exemplares de pintura espanhola, flamenga, italiana, alemã, etc., que podem ser igualmente vistas. Neste museu, há também uma preciosa colecção de ourivesaria, cerâmica, tapeçaria, etc. O Museu de Arte Contemporânea, em Lisboa, o Museu Soares dos Reis, no Porto, o Museu Machado de Castro, em Coimbra, o Museu Grão-Vasco, em Viseu, apresentam as pinturas e esculturas portuguesas mais características dos séculos XIX e XX. É notável o acervo do Museu dos Coches, em Lisboa, uma original e riquíssima colecção de coches reais, única no mundo, e o Museu de Arte Popular, também em Lisboa, exibe uma maravilhosa síntese da vida popular portuguesa.
 
         BALLET – Portugal tem uma companhia nacional de bailado, intitulada Verde Gaio, que apresenta sobretudo bailados folclóricos. No Inverno, é possível assistir a actuações de companhias estrangeiras.
 
         BANCOS – Banco de Portugal, Banco Nacional Ultramarino, Bank of London and South America, Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, Banco Lisboa e Açores, com um balcão no aeroporto.
 
         CALENDÁRIO DOS FERIADOS – Dia de Ano Novo; Terça-feira de Carnaval; Páscoa; 10 de Junho, Dia de Camões, o poeta nacional; Corpo de Deus (em Junho, festa móvel); 13 de Junho, dia de Santo António; feriado municipal (apenas em Lisboa); 15 de Agosto, festa da Assunção; 5 de Outubro, proclamação da República; 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos; 1 de Dezembro, Dia da Independência; 8 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição; Dia de Natal.
 
         CIGARROS E TABACO – existem cigarros e tabaco americanos. Das maracas locais, as mais populares são Tagus, High-Life, Aviz, Português Suave, Paris, 20-20-20 (Três Vintes), Unic e Tip-Top. Os principais tabacos são Frances, Superior e Virginia.
 
         GESTOS DE CORTESIA E COSTUMES LOCAIS – um aperto de mão gentil e caloroso é um elemento muito importante da vida quotidiana em Portugal e, num certo sentido, uma forma de entendimento. Quando as senhoras portuguesas saem à noite, fazem-no acompanhadas por um membro da família.
 
         CLUBES – Rotary Club, Lions Club, Turf, Royal British Club e Círculo Eça de Queiroz, em Lisboa; Clube de Golfe do Estoril, no Estoril; Sporting Clube de Cascais.
 
         COMUNICAÇÕES – nas principais localidades, existem telefone, telégrafo e comunicações por cabo. Há correio aéreo.
 
         MOEDA – a unidade monetária em Portugal é o escudo, dividido em 100 centavos. Por exemplo, 85 escudos e 50 centavos escreve-se Esc. 85$50. O escudo corresponde aproximadamente a 3 cêntimos e meio, ou 28$80 por dólar. São importáveis ou exportáveis quantias ilimitadas em dólares, escudos ou outras moedas.
 
         REGULAMENTOS ALFANDEGÁRIOS E DOCUMENTOS EXIGIDOS AOS CIDADÃOS DOS ESTADOS UNIDOS – a sua bagagem será sujeita a inspecção pelas autoridades alfandegárias, sendo a regulamentação destes procedimentos idêntica à dos outros países europeus. Até 400 cigarros ou 500 gramas de tabaco não são cobradas taxas alfandegárias. O visitante pode trazer a quantidade de película fotográfica que quiser, desde que prove ser para seu uso pessoal. Os cidadãos norte-americanos necessitam de passaporte, mas não de visto. Para as escalas nos Açores, é necessário visto. Para regressar aos Estados Unidos, é necessário um boletim de vacinas.
 
         FARMÁCIAS – não existem drug-stores idênticas às da América, mas pode comprar medicamentos nas farmácias, bem como produtos de toilette e perfumes. Vende-se produtos de marcas americanas.
 
         CORRENTE ELÉCTRICA – nas cidades mais importantes, a corrente eléctrica é de 210-220 A.C., existindo 110-120 D.C. em alguns lugares. É necessário utilizar um adaptador, que existe localmente.
 
         FAUNA – em Portugal, não existem pássaros ou animais de excepcional interesse para o turista. O jardim zoológico de Lisboa, no Parque das Laranjeiras, na Estrada de Benfica, tem uma das melhores colecções de animais vivos da Europa, além de jardins encantadores.
 
         FLORA – visite o Jardim Botânico, Rua da Escola Politécnica, Lisboa, com flora exótica e local, e a estufa do Parque Eduardo VII, uma das melhores da Europa. A Mata de Monsanto é uma das principais atracções de Lisboa, com o miradouro de Montes Claros, de onde se avista o Rio Tejo.
 
(continua)  
 
 

 

1 comentário:

  1. Como tudo mudou, quase nunca para melhor

    CAPITAL – Lisboa, com uma população estimada em 1 milhão de pessoas, uma cidade maior do que Baltimore"

    Agora tem metade

    ResponderEliminar