domingo, 11 de março de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 23

 

 
 
 
 
22.
 
A imagem de A Grande Onda tem sido utilizada em diversos anúncios publicitários, emblemas ou logótipos de marcas e empresas.
 
Entre as mais conhecidas, a marca Quiksilver, fundada em finais dos anos 1960 em Torquay, na Austrália, localidade situada a cerca de uma hora de automóvel de Melbourne.
 
Foi lá que nasceram duas das principais marcas de artigos de surf, a Rip Curl e a Quiksilver. Um artigo publicado na revista francesa L’Express refere que, em 1969, dois jovens praticantes de surf de Torquay, Brian Singer  e Doug Warbrick, instalaram uma pequena fábrica de pranchas de surf numa antiga padaria, criando a Rip Curl. Era comum encontrarem-se com outro praticante de surf daquela localidade, Alan Green, que trabalhava numa loja especializada em artigos de mergulho submarino e que, segundo a história oficial da empresa, produzia boardshorts na garagem de sua casa, conjuntamente com John Law. Green sugeriu a Singer e Warbrick criarem uma linha de fatos especialmente adaptados para a prática do surf. Inspirados por «uma gravura japonesa representando o Monte Fuji submerso por uma onda», nas palavras da L’Express e da página oficial da empresa na Internet, criaram um logótipo ainda hoje utilizado e conhecido em todo o mundo. Na Wikipedia afirma-se, mais especificamente, que o logótipo da marca Quiksilver se baseou na xilogravura de Katushika Hokusai (sobre a origem da designação «Quiksilver», ver aqui). As semelhanças iconográficas são demasiado evidentes para suscitar qualquer dúvida.

 
 

 
 
 
Em 1973, os três sócios decidiram separar-se, ficando Brian Singer e Doug Warbrick à frente dos destinos da Rip Curl e Allan Green da Quiksilver. Esta última é actualmente líder incontestada de roupa desportiva para surf, representando os têxtis 80% das vendas. E Torquay e as praias adjacentes fazem parte actualmente da chamada «Surf Coast», tendo a cidade o maior museu de surf do mundo. Dos cerca de 6000 habitantes de Torquay, 900 trabalham directa ou indirectamente para a Rip Curl ou para a Quiksilver (esta última tem actualmente a sua sede em Huntington Beach, na Califórnia).
 
     
 

Sem comentários:

Enviar um comentário